Com o objetivo de adequar o sistema de circulação e estacionamento nas principais ruas da cidade, o Governo do Estado apresentou o Plano de Ação Imediata do Trânsito de Imperatriz (PAIT), na manhã de sexta-feira (7), na Universidade Aberta do Brasil (UAB). O planejamento foi baseado por uma série de estudos técnicos, realizados pela Agencia de Mobilidade Urbana, órgão ligado à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).
Entre as intervenções propostas pelo PAIT está a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus e sincronização semafórica regulada de acordo com os horários de pico na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro; redutores de velocidade eletrônicos na Pedro Neiva de Santana, que interliga o Centro a grandes bairros como Vila Lobão, Cafeteira e a cidade de João Lisboa.
Outra medida importante será a regulamentação de carga e descarga de mercadorias nas ruas Benedito Leite e Aquiles Lisboa, no Setor Mercadinho. “Fizemos o levantamento dos pontos mais críticos da cidade. O objetivo é garantir mais segurança e trafegabilidade para pedestres e condutores”, disse o presidente da Agência de Mobilidade Urbana, Arthur Cabral.
A professora Giselda Pereira assistiu a toda a apresentação e aprovou a iniciativa. “Aumentou a frota de veículos na cidade e isso trava muito o trânsito. Por isso esse melhoramento veio em ótima hora. Chamou muito minha atenção a questão do disciplinamento do estacionamento e a questão dos redutores de velocidade. O trabalho de melhorias no trânsito é importante e deve ser feito de forma contínua”, avaliou.
Para o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, a execução de um planejamento baseado em um levantamento técnico racionaliza a aplicação dos recursos públicos no trânsito de Imperatriz. “É uma representação muito clara da importância que o Governo Flávio Dino atribui a correta aplicação dos recursos públicos. Já que à medida que nós racionalizamos essa aplicação a partir de estudos técnicos estamos reduzindo o desperdício, contribuindo para combater os desvios e a corrupção, nós estamos aplicando corretamente os recursos da população”, declarou.
Ele acredita ainda que as medidas sejam importantes para vários segmentos da cidade. “As melhorias no trânsito têm relação com o direito de ir e vir e com o da liberdade. É importante para a saúde. São milhares de acidentes de trânsito em todo o Brasil, que geram demandas para o SUS. São pessoas que morrem no auge de sua produtividade e causam um sofrimento gigantesco para a família”, defendeu.
Segundo o secretário, o próximo passo será realizar uma Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, para ouvir a população sobre as mudanças previstas no Plano de Ação. A estimativa é que nos próximos 30 dias essa consulta seja realizada e em dois meses o PAIT seja implementado.
Estádio Cafeteirão
À noite, Clayton Noleto assinou a ordem de serviço de reforma no estádio Cafeteirão, em João Lisboa, cidade localizada a cerca de 9 km de Imperatriz. A obra contempla um reforço na estrutura das arquibancadas já existentes e implantação de novas, reparo nos banheiros, vestiários e lanchonetes. “Esse investimento vai abrilhantar ainda mais a paixão do povo de João Lisboa pelo esporte. Nós temos essa palavra de mudança e estamos mostrando que não se trata apenas de palavras, mas de ações que beneficiam a comunidade”, ressaltou o secretário.
As obras devem começar nos próximos 10 dias e o prazo para ser entregue está previsto para dezembro. Os frequentadores do Cafeteirão comemoram o anúncio da obra. “É bom para a cidade, para quem gosta de esporte. João Lisboa precisa de um local mais adequado para que a gente possa praticar esporte. A reforma vai motivar o povo a visitar o estádio e incentivar os esportistas”, disse o encanador Reginaldo Neves.
Comentários