Considerada a maior inovação no Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Semiurbano de Passageiros da Região Metropolitana de São Luís em 2015, a Linha Expressa Metropolitana avança mais uma vez com uma grande ampliação do serviço. Após o sucesso na Grande Ilha, agora é a vez da Região Tocantina receber o serviço. O lançamento oficial da linha em Imperatriz será realizado pelo governador Flávio Dino e demais autoridades, nesta quinta-feira, dia 12, às 10h, na Rua Leôncio Pires Dourado - Bairro Bacuri, em frente ao 3º Batalhão da Polícia Militar.
A expansão do serviço integra o conjunto de intervenções do Executivo Estadual para a melhoria dos transportes intermunicipais das regiões metropolitanas do Maranhão, trabalho que vem sendo coordenado pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB). Desta vez a ação visa atender com melhor qualidade, aos passageiros que precisam se deslocar entre Imperatriz, João Lisboa e Senador La Rocque.
Nesta etapa serão entregues dez ônibus, com padrão similar aos que atendem à região metropolitana de São Luís e o serviço deve oferecer, além do conforto, agilidade aos usuários. Os passageiros da nova linha também contarão com o aplicativo ‘Meu Ônibus MOB’, tecnologia de monitoramento remoto por GPS que permite ao usuário saber em qual horário o ônibus passará por determinado ponto de parada.
A Linha Expressa 1 Imperatriz, que deve beneficiar 2.800 passageiros/dia, faz parte de um conjunto de ações de interiorização da MOB. Criada há pouco mais de um ano, a agência trabalha pela melhoria do transporte público no estado e, ao passo que executa, projeta uma profunda transformação para os próximos anos no setor, não apenas na capital, mas em importantes regiões do estado.
Para o presidente da MOB, Artur Cabral, o Governo trabalha com o objetivo de dar suporte às prefeituras no que diz respeito ao transporte público. “A ideia é, de fato, crescermos o nível de qualidade, ajudando as prefeituras a melhorar o transporte público, que é um direito social de fato, agora pela Constituição e nós estamos garantindo isso aqui; temos uma série de medidas que estão sendo gestadas, que foram discutidas e que indicam que o dia a dia da população é importante para o Estado”, destacou Cabral.
Linha Expressa Metropolitana - Em agosto de 2015, o Governo do Estado e a Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana lançavam a primeira Linha Expressa Metropolitana. Com uma proposta inovadora para o conceito de Transporte Semiurbano, o município de São José de Ribamar foi o primeiro da região metropolitana de São Luís a receber o novo serviço. Diante da aprovação, sete meses depois, já em março de 2016, o Governo do Estado, por meio da MOB, entregava a segunda etapa da Linha Expressa Metropolitana, dessa vez para atender aos municípios de Paço do Lumiar e Raposa, cobrindo toda a ilha de São Luís com a oferta deste serviço.
Os ônibus - Os ônibus da Linha Expressa 1 Imperatriz seguem o mesmo padrão dos veículos adotados para as Linhas Expressas da Grande São Luís. São ônibus modernos, climatizados, com assentos acolchoados e elevadores que garantem acessibilidade aos cadeirantes, além de tomadas carregadoras.
Comentários