Raimundo Primeiro

Após festejar a vitória com correligionários, assessores e simpatizantes da sua candidatura domingo à noite, o prefeito reeleito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira (PSDB), esteve na manhã dessa segunda-feira (8) na TV Difusora para a sua primeira entrevista ao vivo após a sua exitosa trajetória rumo ao Palácio Renato Cortez Moreira, sede do governo imperatrizense.
Durante o agradecimento pela presença logo nas primeiras horas da manhã do dia seguinte após a maratona cumprida na data da eleição, Madeira destacou que acordar cedo para ele não é nenhuma novidade, lembrando que fez isso durante todo o período de campanha eleitoral.
“Todos os dias, acordava às 5h30 e, às 6h, já estava numa fábrica, num comércio, num ponto da cidade, falando com a população, apresentando minhas propostas”, disse Madeira.

Dever cumprido

Ao ser interrogado sobre o sentimento que permeava o seu coração naquele momento, Madeira disse que era ter cumprido com o seu dever. “Um sentimento de dever cumprido, de felicidade, tendo em vista que, quando um homem público tem o seu trabalho reconhecido, o povo aprovou a sua luta”.
Segundo Madeira, a sensação era diferente da sentida quando ganhou a eleição de 2008 e conquistou o cargo de prefeito de Imperatriz. “Naquele momento, eu também fui eleito com uma extraordinária votação, mas eu tinha a insegurança de não saber o que me esperava. Agora não, eu conheço a administração, a ‘casa está arrumada’, como diz a minha música. Agora, é só continuar o trabalho”, reforçou.
Madeira observou ser a situação propícia à continuação de um trabalho ainda mais arrojado, tendo em vista que uma série de parcerias já está firmada com os governos federal e estadual. “A população já confia, já não é mais aquele apoio inseguro, sem saber no que vai dar”. Tais comentários foram feitos por ocasião do momento em que o prefeito falou das situações de incertezas pelas quais Imperatriz já passou.
“Foram momentos em que Imperatriz apostou e, no fim, foi um fracasso retumbante, mas desta vez, foi uma confirmação; a nossa gestão foi confirmada, foi amplamente aprovada pela população. E, por isso, que o sentimento é uma felicidade mais tranquila”.

Confiança agradecida

Madeira agradeceu a confiança do povo de Imperatriz, que o fez quebrar o tabu da reeleição e continuar à frente do Executivo, o que resultará em ações que efetivamente fortalecerão o momento próspero vivido pela cidade, atraindo empreendimentos e recursos. Segundo ele, a reeleição aumenta mais ainda a responsabilidade em comandar o município. Ele ressaltou que vai trabalhar agora também no sentido de tirar a imagem de que prefeito reeleito diminui o ritmo de trabalho por saber que não terá mais como disputar outro mandato, uma vez que o sistema político vigente no País não permite. “Tem muita gente que tem medo que o prefeito reeleito não vai mais continuar trabalhando como antes, até arma uma rede e vai ficar balançando para lá, para cá e deixar de trabalhar. Eu vou mostrar ao povo de Imperatriz que vou continuar tão, ou mais dedicado quanto antes; vou continuar sendo um prefeito 24 horas, vou continuar andando nas ruas, resolvendo os problemas; fiscalizando as obras, vou continuar lutando em Brasília por mais recursos”.
Madeira frisou que as gestões objetivando mais parcerias com o Governo do Estado continuarão, destacando que quem conhece a sua trajetória é conhecedor do seu perfil de trabalhador, de sempre sonhar mais longe. “Então, nós precisamos confirmar uma grande administração, a transformação completa de Imperatriz, para que a gente possa sonhar com outras posições do Estado”.

Reforçando prioridades

Um dos setores que têm recebido a atenção de Madeira – os da Educação e da Saúde – continuarão sendo o alvo da sua gestão, tanto que ele já embarca nesta terça-feira, 9, para Brasília (DF). Tem compromissos no Ministério da Saúde. “Este ano, em tenho de fazer com que o ministério reconheça a injustiça que Imperatriz sofre”. Madeira disse não ser justo Imperatriz bancar a saúde de cem cidades de três estados. “Eu vou agora, com a força da reeleição, mostrar para o ministro, procurar o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney; o deputado federal Francisco Escórcio, que já tem me ajudado, além de outros parlamentares. Não descansarei enquanto não conseguir elevar o teto financeiro de Imperatriz, pois não é justo a cidade bancar com recursos que resolveriam outros problemas, caso de obras de infraestrutura nos bairros”.

Sobre falta de água

Segundo Madeira, outra injustiça contra Imperatriz é a falta de água na cidade. A Caema não consegue atender à demanda e a administração pública municipal acaba sendo a responsável pela falta do líquido precioso nas torneiras das residências da cidade. “Vou procurar a governadora Roseana Sarney, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, e o presidente da Caema. Ou a Caema encontre uma solução e resolva o problema, ou então entregue o Sistema de Água e Esgotos de Imperatriz para o município, que eu vou procurar a solução”.

Hospital Municipal de Imperatriz

Ao ser interpelado sobre as cobranças feitas pelos oponentes durante a campanha eleitoral sobre a construção do Hospital de Imperatriz, Madeira disse não adiantar construir uma nova unidade de saúde inferior ao Socorrão Municipal. Para a execução do projeto, são necessários, no mínimo, R$ 100 milhões. O projeto já foi aprovado, o terreno doado pelo médico Antônio Leite, diretor da entidade mantenedora da Faculdade de Imperatriz (Facimp). O projeto já está aprovado no Ministério da Saúde, em Brasília. “Agora, eu não tenho é o dinheiro; nós vamos, nessa minha luta por recursos, passar pela construção do hospital”.

Uma cidade feliz

Madeira afirmou que os oponentes ficaram na contramão do processo de desenvolvimento pelo qual Imperatriz passa. “Eles foram na contramão da alma de Imperatriz; o imperatrizense hoje está encantado com a cidade, feliz, pois a cidade cresce e avança, com indústrias, caso da Suzano, por causa do novo shopping, o Imperial, da infraestrutura, iluminação, tudo o que tem de positivo”.