Governador Flávio Dino ao lado do presidente da Jucema, Sérgio Sombra, durante apresentação da Redesim.

Membros do Subcomitê da Redesim - sistema que vai desburocratizar o processo de legalização de empresas - deram mais um passo nesta quinta-feira (18) para a implantação do sistema no Maranhão ao apresentar ao governador do estado, Flávio Dino, o funcionamento da ferramenta, denominada no estado, de 'Empresa Fácil'. O encontro que reuniu representantes de todos os órgãos envolvidos aconteceu no Palácio dos Leões, sede do governo. O Subcomitê funciona como um gestor da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).

"Para que o Maranhão avance precisamos agregar riqueza e um bom passo é simplificar a abertura de empresas no estado. Aqueles que se dedicam a empreender devem ser estimulados, esse é mais um projeto para desenvolver o Maranhão", disse o governador Flávio Dino durante a reunião.
O presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, que preside o Subcomitê explicou, na ocasião, que o 'Empresa Fácil' reunirá em um mesmo ambiente virtual todos os caminhos a serem seguidos no processo de abertura, fechamento ou alteração de uma empresa. A plataforma vai desburocratizar o registro mercantil, o que deve contribuir para o incremento da economia local. No Maranhão, o órgão integrador do sistema é a Junta Comercial.
"Em vez de o empresário percorrer 12 órgãos em busca do seu registro mercantil, circularão as informações. Com isso, pretendemos abrir uma empresa em apenas dois dias. Um grande passo, sem dúvida, para incentivar a economia do nosso estado, com o desenvolvimento dos pequenos negócios no Maranhão e com o maior controle fiscal por parte dos órgãos responsáveis", explicou Sérgio Sombra.
Ele explicou, ainda, que após pesquisar nos 27 estados e todos os sistemas integrados, o Subcomitê da Redesim optou pelo sistema da VOX, o mesmo que funciona, com sucesso, nos estados de Alagoas e Paraná, unidades da federação que se tornaram referência na implantação da Rede.
A partir do momento em que o sistema eletrônico da Redesim estiver implantado o cidadão terá à sua disposição um ambiente na web, seguro e integrado, capaz de realizar o registro e a legalização de empresas por meio de uma única interface.  O objetivo é que em dois anos todos os municípios maranhenses estejam integrados.
Do encontro da quinta-feira participaram além da Jucema, representantes da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Sebrae, Receita Federal, Sefaz, Semfaz, Sema, Seinc, Associação Comercial do Maranhão, Famem, Receita Federal, CRC/MA, CRA/MA.