O instituto Cidade Solidária e o Gabinete do  Senador Roberto Rocha (PSDB)  encerraram, no último final de semana, em Imperatriz, a série de seminários sobre a situação dos rios maranhenses e suas nascentes , projeto  desenvolvido desde o início do ano no Estado. São Luís, Pedreiras, Caxias, Grajaú e Balsas e agora  Imperatriz foram cidades  onde os encontros foram realizados, sempre com uma grande participação.  

O encontro de Imperatriz, assim como os demais, foi pontuado por  anúncios de projetos e possíveis  ações para a recuperação dos rios do Maranhão. O diferencial  do encontro de Imperatriz foi a confirmação da inclusão da bacia do tocantins e de outras três bacias hidrográficas maranhenses na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codefasf hoje habilitada a realizar ações executivas em todo o Estado do Maranhão.
O auditório Ribamar Cunha, no Aracati Oficce, ficou tomado por estudantes, professores, empresários, agentes públicos e ambientalistas de toda região. O “seminário das águas” pela profundidade e eficácia das discussões realizadas já é considerado  o mais importante evento relacionado ao meio ambiente do Maranhão. 
Essa sequência de seminários é uma das ações do programa S.O.S. Águas do Maranhão, idealizado pelo senador Roberto Rocha (PSDB) e o Instituto Cidade Solidária (ICS) com correalização do Movimento Ensinando e Aprendendo - MEA. 
 A composição da mesa do VI Seminário foi formada pelo senador Roberto Rocha; o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos; ex-prefeito, Sebastião Madeira; vereador Zesiel, representando a Câmara Municipal de Imperatriz; o diretor da Codevasf, Marco Aurélio Diniz; deputado federal, Hildo Rocha, coordenador do seminário Revitalização dos Rios Maranhenses, Liviomar Macatrão; prefeito de Grajaú, Mercial Arruda; professora Maria da Conceição; o empresário Ribamar Cunha Fiho e a gerente do Banco do Nordeste de Imperatriz, Gleicyellen Fonseca Marques.
Em todas as falas das autoridades presentes a  compreensão da adoção de medidas que possam influir diretamente na recuperação e prevenção dos problemas ambientais constatados hoje no Rio Tocantins, entre os quais o baixo nível do volume de água, assoreamento,  esgoto despejados sem tratamento, situação extensiva a muitos de seus afluentes, alguns  já “em fase terminal”.
O prefeito Assis Ramos, por exemplo, lembrou que Imperatriz é uma das duas principais cidades às margens do Rio Tocantins, igualando-se a Palmas, e que vai se beneficiar com a ampliação da atuação da Codesfaf. 
“A iniciativa do senador Roberto Rocha é louvável e nos traz um alento, porque a Codevasf é fonte de recursos para obras, tanto de enfrentamento de secas como de irrigação e recuperação de rios e riachos”, disse.
Alimentos - Em todos os eventos, a organização faz a doação dos alimentos não perecíveis, arrecadados com os participantes no ato do credenciamento. Em Imperatriz, quem recebeu os mantimentos foi a Fazenda da Esperança.
Segundo o coordenador do evento, Liviomar Macatrão, o Seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes” ainda está previsto para acontecer em outras cidades, em 2018. “Dada a importância desta iniciativa que trata de uma causa tão nobre e tão importante, que a recuperação dos nossos rios e nascentes, estamos planejamento levar esse projeto para os municípios que ainda não o receberam”, afirmou.
Esta sexta edição do seminário teve o patrocínio da Codevasf, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Suzano e Prefeitura de Imperatriz.