Willian Marinho
O empresário da comunicação Raimundo Cabeludo (MDB) confirmou ontem que disputará um mandato de deputado federal nas eleições deste ano. Ex-deputado estadual e ex-prefeito de João Lisboa, Cabeludo pretende chegar ao parlamento nacional 20 anos depois de encerrar seu mandato como deputado estadual, em 1990. Mesmo sem disputar uma eleição, ele sempre se manteve envolvido na política, ajudando candidatos a governador, a prefeito e a deputado, e espera que possa ser eleito para representar a região em Brasília.
Raimundo Cabeludo também confirmou que apoia a ex-governadora Roseana Sarney e ainda os pré-candidatos ao Senado Edison Lobão e o ministro Sarney Filho. Ele vem realizando reuniões com lideranças políticas regionais visando formar um grupo de candidatos a deputado estadual forte para conseguir um bloco que se preocupará com os problemas dos municípios.
Autor dos projetos que criaram os municípios de São Pedro d’Água Branca, Cidelândia, Itinga, Senador La Rocque, Buritirana, Lajeado Novo, São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes, Raimundo Cabeludo disse que estará em todas estas localidades pedindo apoio e que também pedirá desculpas aos moradores dos municípios de Governador Edison Lobão e Vila Nova, pois na época votou contra e também foi claro que a criação destas novas cidades trouxe desenvolvimento e melhores condições para seus moradores, sendo bastante importante suas criações.
Ele considera tão importante a criação de municípios para melhorar as localidades que seu primeiro projeto a apresentar, se eleito, será para devolver às Assembleias Legislativas o direito de criar municípios, que uma lei apresentada pelo então deputado César Bandeira transferiu para a Câmara dos Deputados, prejudicando todos os projetos.
“A Assembleia precisa retomar sua autonomia para proporcionar a redivisão territorial, que só fortalece as comunidades e que hoje está impedida por conta de uma lei que retirou este direito e repassou aos deputados federais”, comentou.
Também deixou claro que todas as emendas a que terá direito serão destinadas aos municípios da região e ao município em que obtiver a maior votação caberá o quinhão maior das emendas.
Além da criação dos 10 municípios, Cabeludo destaca ainda que durante seu mandato de deputado estadual apresentou projetos e indicações em que criou as comarcas de João Lisboa, Montes Altos e Estreito, e elevou de 1ª para 2ª Entrância a comarca de Porto Franco e de 2ª para 3ª a comarca de Açailândia; criação das delegacias especializadas em Imperatriz, em que só havia uma, e a instalação do Corpo de Bombeiros.
“Minha experiência como deputado, que tem o que apresentar à sociedade, é o que eu quero levar para meu mandato de deputado federal, e para isso estou confirmando minha pré-candidatura aos amigos em toda a região”, avisou.
Também pretende trabalhar para corrigir o mapa dos municípios de João Lisboa, Senador La Rocque e Buritirana, pois considera o atual injusto e prejudicial para João Lisboa, e que foi trocado por divergências políticas.
Comentários