Ontem (12), no Gabinete da Prefeitura Municipal, estiveram reunidos o prefeito Assis Ramos, a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda; o gerente de Relações Internacionais da Suzano Papel e Celulose, Flávio Moura; o analista de Relações Internacionais da mesma empresa, Mauro Rangel, e o diretor da empresa de tratamento de resíduos sólidos All Service, Stélio Marques.
A discussão girou em torno de firmar parcerias para viabilizar soluções e melhorar o 'lixão' municipal. Também foi discutida a criação de um aterro adequado para o lixo produzido em Imperatriz, especificamente nas proximidades da empresa Suzano.
Rosa Arruda se mostrou também interessada em resolver os problemas que envolvem o meio ambiente e disse que "o Plano de Resíduos tem que estar casado com o aterro sanitário, pois um complementa o outro", afirmou. Sobre as discussões da reunião, Assis Ramos afirmou ser um dos seus principais compromissos. "É uma prioridade para minimizar os danos ambientais e para eu tomar decisões, primeiramente, é necessário que os recursos sejam alocados", afirmou o prefeito.
Coleta seletiva - No diagnóstico da empresa de tratamento de resíduos sólidos All Service, as pessoas que trabalham e sobrevivem da coleta seletiva foram incluídas na pauta, no sentido de perceber a importância social e de se pensar nesses indivíduos de forma ampla, já que são eles que precisam trabalhar e ao mesmo tempo estão expostos à poluição da área.
Eles mostraram de forma didática, por meio de exemplos de casos que deram certo em outros estados e outras cidades do interior do Maranhão, a forma de gerenciar essas pessoas no sentido de tornar a vida delas melhor. (Sara Batalha - Ascom/PMI)
Comentários