Raimundo Primeiro
Birô de Comunicação

Lideranças políticas, classistas, comunitárias, além de estudantes, prestigiaram a Convenção do Diretório Municipal do Partido Verde (PV) em Imperatriz, realizada no começo da noite de sexta-feira (29), na Câmara de Vereadores, que fica localizada na Rua Simplício Moreira, Centro.
A convenção foi aberta por volta das 19h, com o plenário do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa, sede do Poder Legislativo, recebendo uma plateia formada por populares vindos dos diversos bairros de Imperatriz, sendo a mesa de trabalhos formada pelos empresários Rogério Frota (presidente), Jairo de Oliveira (vice-presidente) e Francisco da Silva Almeida, o Chico Brasil (articulador político do PV local). Integraram-na, ainda, Simone Batista (membro) e o advogado Maurício Vilela Filho (assessor jurídico).
Inicialmente, foi destinado espaço para que todos os pré-candidatos a vereador presentes se apresentassem e explicassem os motivos pelos quais decidiram concorrer ao cargo. Em seus pronunciamentos, eles destacaram preocupação com o meio ambiente, ressaltando a importância da sustentabilidade e lembrando que todos têm importante papel a cumprir na preservação do planeta, para que as futuras gerações também desfrutem dos bens que ela nos oferece hoje.
Mulheres - Outro aspecto observado foi a força da mulher. Em Imperatriz, o PV também terá postulantes femininas aos cargos de vereadores. Ou seja, os verdes também caminharão fortes durante a campanha eleitoral no item relacionado ao trabalho da mulher. De assistente social a representante juvenil, o partido conta em suas fileiras com voz ressonante, segundo as informações, que ecoará firmemente, mostrando quais os seus objetivos em relação aos compromissos assumidos com o futuro do município.
O empresário Jairo de Oliveira, vice-presidente do PV Imperatriz, aproveitou para falar sobre a figura do vereador, frisando que, muitas das vezes, o mesmo chega a ter seu papel desvalorizado, "minimizado por uma cultura criada em nosso País ao longo dos anos". Entretanto, de acordo com o dirigente, trata-se de um cargo extremamente relevante, "pois são eles que ouvem o povo".
Jairo de Oliveira fez questão de agradecê-los pela escolha do PV, observando que todos têm plenas condições de representação do conceito de ser candidato pelo PV, tendo em vista tratar-se de um partido de discurso leve, atual, sinônimo de uma palavra tão em moda hoje em dia: sustentabilidade. A propósito, ele lembrou que o deputado federal Sarney Filho tem mostrado e buscado, por meio do seu trabalho diário, em Brasília, fazer com que o Maranhão e o seu povo possam alcançar níveis cada vez mais altos de desenvolvimento, em todos os sentidos.
Outro ponto destacado por Jairo de Oliveira foi a amizade existente entre Rogério Frota e o deputado federal Sarney Filho, significando uma fácil conexão entre a cidade e o parlamentar. "Que vocês continuem levando a campanha de forma alegre e leve. Não há necessidades de entrar em embates com ninguém", aproveitou para pedir.
Na condição de articulador do PV em Imperatriz, o empresário Francisco da Silva Almeida, mais conhecido por Chico Brasil, falou sobre o cenário de crise vivenciado pela economia mundial, com o Brasil crescendo incontestavelmente. "Tudo isso, resultado de uma política partidária da consolidada democracia brasileira", disse, acrescentando que "somos espelho para o mundo nos dias atuais, em razão de o Brasil não ter feito uma transição sangrenta, quando o senador José Sarney (presidente do Senado) era o presidente da República, sucedendo o mineiro Tancredo Neves".
Francisco Almeida, que já presidiu o PV municipal, após destacar atuações dele e de Jairo de Oliveira, em diversas organizações e campanhas imperatrizenses, informou, em decorrência da exitosa carreira de Rogério Frota, ter começado a convidá-lo a envolver-se com a política, afirmando que "começamos a convencer o empresário a dedicar parte do seu tempo a Imperatriz, já que ele acreditou nela há 25 anos, quando aqui começou a gerar empregos e renda, montando seus negócios".
O último a falar foi o empresário Rogério Frota, presidente do PV em Imperatriz, destacando ser "uma satisfação muito grande presidir o PV municipal, aceitei o convite por saber que o partido estava sendo conduzido por uma pessoa tecnicamente preparada, que era o Chico Brasil". O empresário reiterou diversas vezes acreditar veementemente nas propostas verdes.
Por outro lado, Rogério Frota reforçou que os tempos mudaram e o progresso acontece hoje com sustentabilidade. Se tais medidas tivessem sido adotadas, no mínimo, há 20 anos, o desmatamento regional teria sido evitado e famílias não teriam saído de Imperatriz em busca de regiões ricas em madeiras. Naquela época, a exploração madeireira falou mais alto e a cidade perdeu muito em termos econômicos.
Aos pré-candidatos a vereador, Rogério Frota garantiu que eles terão o irrestrito apoio do PV, chamando a atenção para o fato de que a cidade crescerá em muito com a atuação da legenda. "Temos excelentes nomes e um canal direto com o deputado federal Sarney Filho, portanto estaremos sempre ligados e ele cumprindo uma movimentada agenda de trabalhos com o município, através de nós". No final, eles já marcaram algumas ações e se confraternizaram, definindo metas estratégicas.

SÍNTESE DO FATO
Chico Brasil, o mentor

O convite para que o empresário Rogério Frota se filiasse ao Partido Verde (PV) foi feito pelo empresário Francisco da Silva Almeida, o Chico Brasil, ganhando forças por meio do aval dos filiados do partido em Imperatriz, além de outras lideranças. Hoje, Rogério Frota é presidente e Chico Brasil Brasil articulador político da legenda em âmbito municipal. Rogério Frota chegou há 25 anos em Imperatriz e atua nas áreas da construção civil e de alimentação.

Rogério Frota: "Madeira
é a melhor opção"

Um dos momentos mais esperados da convenção, após o debate, foi o anúncio com quem o PV caminhará junto durante a campanha eleitoral municipal agora em 2012. O Plenário Léo Franklin, da Câmara Municipal, estava movimentado.
O empresário e presidente do PV, Rogério Frota, anunciou, que, levando em consideração o que seria melhor para Imperatriz e sua população, o partido optara por apoiar o médico Sebastião Madeira (PSDB) em sua luta rumo à reeleição na Prefeitura Municipal de Imperatriz. "Ele tem de continuar livre para fazer um governo livre, o governo que tem proposto", asseverou.
Rogério Frota disse que Sebastião Madeira destinou a devida atenção ao plano encaminhado a ele pelo Partido Verde, destacando, a esse respeito, ter sido uma satisfação saber que Madeira teria batido de "bate-pronto os nossos ideais, sinalizando querer andar com o PV em todos os sentidos".
O presidente do PV em Imperatriz disse que, para o partido e a cidade, "Madeira era a melhor opção".