Célio Henrique, presidente do PTB em Imperatriz

O pastor Célio Henrique, que coordena na região o PTB e é o presidente da comissão provisória do partido, revelou que o planejamento para o ano que vem é o de eleger um grupo forte de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, repetindo o feito do grupo político liderado pelo deputado estadual José Cavalcante, que na eleição passada fez com que o obscuro PROS na região elegesse mais de 90 vereadores e vice-prefeito.

Segundo Célio Henrique, que é pré-candidato a vereador, a saída do grupo do PROS, comandado no estado pelo deputado Gastão Vieira, ocorreu porque o presidente estadual teria informado que o pastor-deputado poderia continuar coordenando os 32 municípios, mas em Imperatriz não, e que seria entregue a outra pessoa.
"Desgostoso com a fraca votação obtida em Imperatriz, Gastão Vieira decidiu tirar o comando da executiva de Imperatriz das nossas mãos, e com isso decidimos iniciar novos entendimentos para um novo partido em que pudéssemos executar o mesmo trabalho feito até então, e neste particular, encontramos no PTB o caminho para que todo o nosso grupo se mudasse de mala e cuia, e assim fomos. Estamos com todas as executivas prontas e já formatando o planejamento para o ano que vem", declarou o presidente petebista.
Célio Henrique assegurou que o PTB tem hoje definidos 26 pré-candidatos  a vereador e que na eleição passada obtiveram expressiva votação, que deverão repetir e, desta forma, fazer com que atinja a marca dos 20 mil votos, o que elegeria  uma bancada de três a quatro vereadores. "Veja, na eleição passada com pouco tempo de organização, elegemos duas vereadoras e por pouco não fizemos quatro. Não perdemos o potencial com o PTB, ao contrário, tivemos entre dez a 11 pré-candidatos a vereador que tiveram percentual de votação abaixo do que a gente esperava e contava. Agora, ganhamos tempo e novos filiados com votação passada na faixa dos 700 votos a mil, e com isso nossa expectativa é de eleger uma forte bancada", afirmou.
As duas vereadoras eleitas pelo PROS, Irmã Telma e Maura Barroso, não acompanharam o grupo na ida para o PTB, e deverão permanecer mesmo na atual sigla.
Também já está definido que o PTB não terá candidato a prefeito. O partido irá sentar com todos os pré-candidatos para ouvir e decidir sobre quem apoiará.
O pastor José Cavalcante continua no PROS, apesar de já ter em mãos a autorização do comando nacional para se transferir para o PTB sem o risco de perder o mandato. Mas o parlamentar espera uma decisão da Justiça Eleitoral para então se transferir para o Partido Trabalhista Brasileiro, fundado por Getúlio Vargas.
74 anos - O PTB foi fundado na cidade do Rio de Janeiro (no então Distrito Federal), em 15 de maio de 1945, sob a inspiração e fundação de Getúlio Vargas, seu maior líder, e no bojo do Queremismo, movimento popular cuja consigna era Queremos Getúlio e que propunha uma Assembleia Constituinte com Getúlio na Presidência da República. No Maranhão, o deputado Pedro Lucas, filho do ex-deputado Pedro Fernandes, é o presidente estadual. (Willian Marinho)