Sebastião Madeira apoia o pré-candidato a governador Flávio Dino

Domingos Cezar

Filiado desde que iniciou sua carreira política no Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, o médico Sebastião Torres Madeira foi protagonista de várias ocorrências políticas partidárias que marcaram e que marcarão ainda por muito tempo, o real e também o anedotário da política administrativa da maior cidade do interior do Maranhão.
Uma coisa nem sempre comum na política partidária, mas que sempre caracterizou a vida política de Sebastião Madeira, diz respeito a essa sua fidelidade ao partido que abraçou em sua carreira política. Depois de tentar uma frustrada tentativa de chegar à Prefeitura de Imperatriz, em 1992, dois anos depois ele encontrou o rumo certo.
Foi candidato a deputado federal em 1994 obtendo expressiva votação na região tocantina, mas de maneira especial, nos municípios de Imperatriz, seu domicílio eleitoral, e na vizinha Açailândia, onde contava com o apoio do então candidato a deputado estadual, o também médico  Deusdete Sampaio, eleito como o mais votado na região tocantina.
Desde então, Sebastião Madeira, tomou assento na Câmara Federal, por quatro mandatos, uma vez que seu prestígio foi se espalhando pelas regiões próximas até se tornar conhecido, respeitado e votado em todo o estado do Maranhão. Por essa razão, recebeu a incumbência de presidir o Instituto Teotônio Vilela, órgão de orientação ideológica do partido.
Nas eleições de 2008, Madeira, mais uma vez candidata-se à Prefeitura de Imperatriz e vence as eleições municipais daquele ano, transformando-se na esperança de renovação e mudança na administração do município. Mesmo não tendo experiência no executivo, se acercou de bons auxiliares e realizou uma excelente administração.
Nas eleições de 2012 quebra um novo paradigma: reelegeu para um segundo mandato recebendo uma expressiva votação bem acima dos oito demais concorrentes. Esse fato chamou atenção das pessoas atentas para os fatos políticos, porque, pela primeira vez na história política do município um prefeito foi reeleito.
Admirador confesso da atuação do ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB), o prefeito Sebastião Madeira, se manteve fiel a seu partido quando este apoiava o candidato do governo atual. Com a mudança de nome e a tomada de posição da direção estadual do partido, Madeira abraçou a candidatura de Flávio Dino, que tem como vice, seu correligionário, o deputado federal Carlos Brandão.
Festa na Maçonaria – Na noite desta quinta-feira (22), por ser um dos maiores espaços físicos da cidade, a Maçonaria da Rua Alagoas concentrará os correligionários de Madeira e todas as lideranças dos partidos que formam a frente de oposição ao governo do estado, liderada por Flávio Dino e Carlos Brandão.
O PSDB de Imperatriz que tem como presidente o economista Cândido Madeira Filho e como presidente de honra, Sebastião Torres Madeira, vai recepcionar com uma grande festa os candidatos de oposição. Nesta oportunidade, Madeira vai declarar publicamente sua decisão de escolher Flávio Dino, como candidato de seu partido.
Para um observador político, é mais um dos paradigmas quebrados por Sebastião Madeira na política partidária do município de Imperatriz. “Esta é a primeira vez na história que o PSDB se coliga com o PCdoB numa eleição, seja municipal, ou estadual, no município de Imperatriz”, diz o observador, lembrando que essa união é a garantia de vitória.