Denis Oliveira

Está decidido. O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, terá o Pastor Luiz Carlos Porto como companheiro de chapa nas próximas eleições. O anúncio foi feito na manhã de ontem (6), numa coletiva de imprensa na residência do prefeito, por volta das 10h.
Dezenas de profissionais da imprensa, blogueiros, líderes partidários e comunitários compareceram à entrevista, que acabou se tornando um ato político.
O anúncio pôs fim a um elenco de especulações e dúvidas que já duravam meses. Além do Pastor Porto, também foram apontados nomes como o do atual vice Jean Carlo, do empresário Atenágoras Reis e do vereador Pastor Luis Gonçalves, todos do PDT, para concorrer como vice de Madeira. A opção, no entanto, acabou sendo pelo ex-vice-governador, hoje no PPS.
Segundo o prefeito Madeira, o Pastor Porto será de importância fundamental na continuidade do processo de reestruturação de Imperatriz. “É com a maior alegria que nós lhe convidamos e, agora, recebemos a sua aceitação e do seu partido para que a gente possa participar juntos desta eleição, numa composição majoritária, mas, principalmente, nos prepararmos para completar o trabalho de organização de Imperatriz”, disse.
Madeira aproveitou para lembrar a experiência de Porto no Governo do Estado, afirmando que ele está à altura de administrar a cidade, caso necessário. “As dificuldades existem para serem enfrentadas e os problemas para serem solucionados. A presença do Pastor Porto na administração de Imperatriz como vice-prefeito nos dá a segurança de que, se for preciso, ele assume e será um grande prefeito. Porque, em alguns momentos, ele foi governador do Maranhão, como vice do dr. Jackson Lago. E um vice dos mais ativos”, garantiu o prefeito.
Pastor Porto
Pastor Porto foi eleito vice-governador do Estado em 2006, ao lado de Jackson Lago. Quatro anos depois, em 2010, voltou a concorrer ao mesmo cargo, novamente ao lado do médico. Desta vez, no entanto, acabou em terceiro.
Em seu discurso, o Pastor Porto disse ter aceitado o convite por entender que o prefeito Madeira tem se esforçado para fazer o melhor para a cidade. “O prefeito Madeira tem se esforçado para ser um prefeito à altura das necessidades da cidade. Ele mesmo me disse que ‘se parte da cidade está frustrada porque eu não consegui fazer tudo, o mais frustrado sou eu, porque não tive recursos para fazer tudo’”, disse Porto.
O Pastor Porto disse ser necessária uma série de gestões comprometidas com o desenvolvimento da cidade para solucionar todos os seus problemas. De acordo com ele, o acúmulo de problemas ao longo dos anos é um dos principais fatores para o estado que Imperatriz se encontrava. Ele, no entanto, afirma que houve avanços em todos os setores do município.
Para o Pastor, Madeira tem credibilidade com a população de Imperatriz. “Se alguém disse que o prefeito Madeira dorme até meio dia e quase não aparece na Prefeitura, a cidade não vai acreditar, pois a população vê o prefeito todos os dias visitando as obras pela cidade”, afirmou.
Governo do Estado
Durante seu discurso, o prefeito Madeira esclareceu sua relação com o Governo do Estado. De acordo com o prefeito, a aproximação entre as duas partes foi benéfica para a população de Imperatriz. “Eu tenho recebido muitas críticas, principalmente em São Luís, por ter buscado uma relação institucional com o Governo do Estado. Não há prefeito com o mínimo de responsabilidade que não faça isso”, explicou o prefeito.
Madeira aproveitou para agradecer ao Governo pelas ações desenvolvidas no município. Segundo ele, a governadora Roseana Sarney tem sido justa com a cidade. “Dr. Jackson Lago tinha todos os compromissos com o povo de Imperatriz e com a nossa administração que ele ajudou a eleger. Chegamos a uma situação ponto em que não tínhamos mais o dr. Jackson. E eu tenho que reconhecer que, mesmo não tendo compromisso comigo, porque nunca a apoiei, a governadora foi justa. Claro que não fez na dimensão do dr. Jackson Lago, porque ele tinha compromisso comigo e uma enorme deferência por Imperatriz. Mas, dentro das sua possibilidades, eu não posso dizer que ela não fez”, argumentou.
Durante o evento, o prefeito Madeira recebeu a ligação de Clay Lago, viúva do ex-governador Jackson Lago. O prefeito afirmou que ela deve apoiar sua reeleição e estar aqui durante a convenção do PSDB. “Ela [Clay Lago] disse que já vai comprar a passagem para vir para a convenção”, disse.
Portas abertas ao PDT
Madeira ainda aproveitou para enviar uma mensagem ao atual vice-prefeito, Jean Carlo. “Eu quero falar também sobre o meu atual vice [prefeito], o Jean Carlo. Ele tem sido um vice correto. Temos tido uma boa convivência e eu não tenho nenhum reparo [a fazer]. Cada um escolhe o seu rumo. Ele decidiu romper e buscar outro caminho. Da nossa parte, as portas estão abertas, seja para o PDT, seja para o deputado Carlinhos Amorim, enfim. As portas estão abertas”, Sebastião Madeira.
Jean Carlo não compareceu ao evento. Na última semana, o diretório local do PDT decidiu não apoiar a reeleição do prefeito Sebastião Madeira. A decisão, no entanto, não é unanimidade.
Muitos filiados ao partido devem permanecer ao lado do atual prefeito nas próximas eleições. É o caso do secretário de Juventude, Arnaldo Junior, que ontem (6) divulgou carta onde se declarou contrário à decisão do PDT.