A próxima legislatura terá deputados estreantes, mas que já têm carreiras consolidadas na política de seus estados de origem. No Acre, Raimundo Angelim (PT-AC) foi o deputado federal mais votado, eleito pela primeira vez para o cargo com mais de 39 mil votos. Ele já foi prefeito de Rio Branco por dois mandatos e chefe da Casa Civil no governo do Acre na gestão de Jorge Viana.
Em Alagoas, os mais votados foram João Henrique Caldas (SD), Marx Beltrão (PMDB) e Pedro Vilela (PSDB) nas três primeiras colocações, respectivamente. Os três já tinham histórico político no estado. Em 2010, JHC foi eleito deputado estadual com apenas 23 anos. Marx Beltrão é ex-prefeito de Coruripe, cidade do litoral leste alagoano. Já Pedro Vilela, apesar de ter assumido a secretaria municipal de Esportes e Lazer de Maceió, participou pela primeira vez de um pleito.
Além desses, também estão entre os deputados eleitos por Alagoas o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) e o ex-prefeito de Maceió Cícero Almeida (PRTB). Ronaldo Lessa, o quinto colocado no estado (88.125 votos), não conseguia se eleger desde 2006 quando deixou o cargo de governador.
Já o radialista Cícero Almeida (PRTB) foi vereador por Maceió, deputado estadual e prefeito da capital alagoana. Almeida estava sem mandato há dois anos, desde que deixou a prefeitura de Maceió, que ocupou por dois mandatos.
Ex-prefeitos - Outros estados também elegeram figuras locais influentes. Em São Paulo, o deputado estadual Baleia Rossi (PMDB) foi o 11º entre os 70 deputados federais eleitos. O ex-ministro do Esporte Orlando Silva (PCdoB) ficou em 54º lugar.
No Mato Grosso do Sul, Zeca do PT foi o candidato a deputado federal que mais teve votos (160.556). Ele já foi governador por dois mandatos e, atualmente, exercia o cargo de vereador em Campo Grande, capital do estado. No Ceará, a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) foi eleita com mais de 130 mil votos.
O ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), foi o terceiro colocado no Pará, com mais de 170 mil votos. Carlos Gaguim, ex-governador do Tocantins (2009-2010), foi o sexto colocado no estado, com mais de 44 mil votos.
Rio e Paraíba
No Rio de Janeiro, a atual vereadora Cristiane Brasil (PTB-RJ) foi eleita com mais de 81 mil votos e ficou em 20º lugar. Ela já foi titular da Secretaria da Terceira Idade da prefeitura do Rio, em 2003.
Na Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo, irmão do senador e ex-deputado Vital do Rêgo, foi o segundo colocado na eleição para deputado federal. Ele foi vereador de Campina Grande pela primeira vez em 1996 e, depois, foi prefeito da cidade por dois mandatos.
No Espírito Santo, o ex-prefeito de Serra (ES) Sérgio Vidigal (PDT) foi o candidato a deputado federal mais votado, eleito com mais de 161 mil votos. (Thyago Marcel - Agência Câmara)
Comentários