Nesse primeiro semestre de 2013, a atuação do deputado Léo Cunha (PSC) contemplou obras relevantes que irão proporcionar melhorias significativas para os municípios do sul maranhense. O objetivo do parlamentar é, com esses investimentos, alavancar o desenvolvimento de setores importantes da economia, como o turismo, que é uma das principais fontes de renda da região.
Com essa finalidade, Léo Cunha elaborou vários projetos de indicações, contemplando, principalmente, a infraestrutura das cidades, e deu prioridade à recuperação de importantes rodovias estaduais, e também aos serviços de drenagem, sinalização e de pavimentação asfáltica de vias localizadas tanto no perímetro urbano quanto na zona rural dos municípios.
O deputado acredita que é garantindo a segurança no acesso às cidades e maior mobilidade à população que mais pessoas serão atraídas à região. “Nossas cidades possuem um grande potencial turístico, mas a dificuldade no acesso acaba, muitas vezes, impedindo que os turistas venham”, disse.
O parlamentar destaca ainda que, com estradas boas, o setor agropecuário também será bastante beneficiado, pois a produção agrícola necessita ser escoada até os pontos de distribuição. “Quando se investe em recuperação de estradas, estamos beneficiando uma grande gama de serviços, atingindo diretamente toda a população. É por isso que tenho me preocupado com essa questão”, afirmou.
Mobilidade urbana
e acesso à zona rural
Entre os projetos do deputado elaborados no primeiro semestre com a finalidade de facilitar a mobilidade urbana, está a doação de parte do terreno do Exército Brasileiro para o município de Imperatriz, que será utilizado para interligar ruas na cidade, além de abrigar um parque ecológico e uma praça pública. Nesta semana, o parlamentar irá a Brasília, onde tem uma reunião agendada com o diretor de patrimônio do Exército, General Lauro Luís Pires da Silva, para tratar pessoalmente do assunto.
Ainda para melhorar o trânsito em Imperatriz, que é cada vez mais caótico, Léo Cunha também indicou a abertura da Rua Amazonas e da Rua Iracema no trecho localizado entre as ruas Floriano Peixoto e Sombra. A obra dará mais fluidez no tráfego.
Além de Imperatriz, as obras que buscam facilitar a mobilidade urbana propostas por Léo Cunha também deverão chegar às sedes das cidades de Buritirana, São Francisco do Brejão, Buriticupu, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Bom Jesus das Selvas, João Lisboa, Cidelândia e São João do Paraíso.
Para a zona rural, o deputado teve aprovadas as indicações que garantem obras de terraplanagem e pavimentação em trecho de 1 km que liga o povoado de Bebedouro à Avenida Pedro Neiva de Santana, em Imperatriz.
A pavimentação asfáltica do trecho da estrada, localizado dentro do território maranhense, que liga Açailândia à cidade de Rondon do Pará (PA), a recuperação de pavimentação da via de acesso entre o povoado Varjão dos Crentes e a rodovia MA-122 em Buritirana, também estão entre os pleitos que contemplaram a zona rural da região.
Segurança pública
e outros serviços
Mas, para receberem bem as pessoas, as cidades também precisam oferecer segurança e foi pensando nisso que Léo Cunha lutou e conseguiu uma das mais importantes conquistas: a implantação do sistema de videomonitoramento na cidade de Imperatriz.
No mês passado, quando a cidade comemorou 161 anos, recebeu de presente a confirmação do próprio secretário estadual de Segurança Pública, Aluísio Mendes, de que o serviço de implantação das câmeras terá início já nos próximos dias.
Além de Imperatriz, o deputado também indicou as cidades de Estreito, Porto Franco, Buritirana e Açailândia, pois para ele o sistema precisa monitorar outras cidades da região para que as polícias possam trabalhar com ainda mais eficiência no combate à criminalidade.
Outra importante iniciativa tomada por Léo Cunha permitirá que a população da região Tocantina possa contar com mais uma agência do INSS, a ser instalada em Imperatriz, a fim de que toda a demanda gerada possa ser atendida com mais rapidez.
A Assembleia aprovou ainda projetos do parlamentar para as áreas de educação, como a construção de uma escola em tempo integral no bairro Cafeteira; e social, como a implantação e implementação dos Centros de Referência em Assistência Social (CREAS e CRAS) nas cidades de Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Davinópolis, Buritirana, São Francisco do Brejão, Bom Jesus das Selvas, Estreito, Campestre, São João do Paraíso, Sítio Novo e Lajeado Novo, Senador La Rocque, Pastos Bons e Paulo Ramos. É através desses centros que os programas sociais poderão ser disponibilizados à população.
Para incentivar a prática esportiva entre os jovens, o deputado indicou a construção de uma quadra poliesportiva no Conjunto Vitória, em Imperatriz, e no Colégio Estadual Frei Gil, em Estreito.
Para a área do meio ambiente, o deputado cobrou que o valor de R$ 10 milhões, pagos em Compensações Ambientais, pela Fábrica da Suzano ao Governo do Estado, fique na cidade de Imperatriz para que possa ser empregado na total recuperação dos riachos Cacau, Bacuri, Santa Teresa, Capivara, Barra Grande, Cinzeiro, Angical, Grotão do Basílio e Saranzal.
No total, foram vinte as cidades beneficiadas pelos projetos elaborados pelo deputado nesse semestre. O número comprova a luta dele por melhorias para a região Tocantina, compromisso que deixou claro desde o primeiro dia do seu mandato.
“Luto pela minha região, porque sei que nossas cidades precisam receber vários investimentos, para que possam desenvolver todo o potencial que possuem. É nessa perspectiva que tenho pautado toda a minha atuação”, afirmou. (Assessoria)
Comentários