O vereador Francisco Rodrigues da Costa, o Chiquim da Diferro, apresentou na sessão ordinária dessa terça-feira (19), na Câmara Municipal, um projeto de lei e um projeto de indicação que chamou a atenção dos seus pares. Após a apresentação, o projeto foi encaminhado para apreciação das comissões competentes.
O projeto de lei Ordinária nº 08 propõe que o Poder Executivo autorize, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, estabelecer agendamento por telefone e pela internet de consultas para pacientes idosos, gestantes e para pessoas com deficiência já cadastradas nas unidades de saúde do município.
Como o projeto em questão só poderá ser debatido pelos vereadores depois da apreciação dos membros das comissões, com seu retorno ao plenário, o projeto foi bem recebido por pessoas que acompanhavam a sessão daquela casa legislativa ouvindo atentamente o debate entre os vereadores.
Caso seja aprovado nas comissões e em plenário, será um passo muito importante na área de saúde do município, opinou a estudante Maria das Graças Alves de Sousa, 23, moradora do bairro Santa Rita. “O agendamento por meio da internet e telefone nos desobriga a esperar em filas nos postos de saúde”, afirma a estudante.
Esporte – A indicação de nº 89/2016, de autoria do vereador Chiquim da Diferro, também gerou amplo debate e dividiu a opinião dos vereadores. Ele solicita ao prefeito Sebastião Madeira e ao secretário de Esporte, Saulo Dino, a implantação de uma campanha para incentivar a adoção de jogadores do Imperatriz, o Cavalo de Aço.
“Solicitamos a adoção desses jogadores que honram a camisa do Imperatriz pelas empresas locais, por intermédio de incentivos fiscais, com vistas à captação de recursos para que o time possa disputar os campeonatos estadual e nacional”, disse Diferro, observando as dificuldades que o time enfrenta para pagar jogadores e outras despesas.
Em sua justificativa, Chiquinho teceu críticas ao prefeito Sebastião Madeira, afirmando que ele não colaborava financeiramente com o time do Imperatriz. Ele foi aparteado pelo vereador José Carneiro Santos, o Buzuca, ex-presidente do Cavalo de Aço, que rechaçou veementemente com as declarações do autor do projeto.
“Madeira foi o único prefeito que fez doação ao Imperatriz de uma área que servirá para a construção de um campo de treinamento e sede própria do time, a regime de comodato, por um período de 20 anos”, afirmou Buzuca, afirmando que o problema da Sociedade Imperatriz de Desporto hoje é falta de administração e planejamento. (Assessoria/Câmara)
Comentários