O grupo gestor levou o 6º lugar na 2ª Mostra da Atenção Básica em Palmas-TO

Realizado em Palmas no período de 18 a 20 de abril, o Congresso, que teve como tema central a transparência na gestão do SUS e as Especificidades nas regiões Norte e Nordeste, contou com a presença de milhares de congressistas e com a apresentação de diversos trabalhos na área de gestão da saúde nestas regiões.

E na mostra - Atenção Básica: Especificidades nas Regiões Norte e Nordeste, a experiência do grupo gestor da Saúde Mental de Imperatriz foi o único do Maranhão, e segundo da Região Nordeste premiado, ficando em 6º lugar no ranking geral. O projeto surgiu em 2013 e visa à melhoria das condições de trabalho na Rede de Saúde Mental, por meio de ações que contemple a ação e a formação.
“Guiados pelos princípios doutrinários do SUS, a gestão em saúde mental deve buscar essas melhorias, e foi dentro dessa visão, que montamos há três anos este grupo especializado em Saúde Mental que é estruturado por uma equipe multiprofissional composta por 06 profissionais de formações distintas”, explica o coordenador da Rede de Saúde Mental do Município, Alberto Clésio, ao falar da gratificação da equipe em ser premiada regionalmente em um evento de grande porte.
A secretária de Saúde, Conceição Madeira, que apoiou a criação do grupo, lembra que iniciativas como estas dentro da Rede Pública de Saúde sempre são bem-vindas, “pois projetos científicos enriquecem as discussões, possibilitam termos bons exemplos de gestão dentro da saúde SUS”, acrescenta a secretária ao falar da relevância da participação deste trabalho na discussão dos problemas e avanços do Sistema Único de Saúde nas regiões Norte e Nordeste.
Segundo a coordenação do Congresso, vale ressaltar que as discussões realizadas, as experiências apresentadas e principalmente as exitosas como a de Imperatriz podem levar cada estado participante a mudar paradigmas em processos e ações de promoção da saúde pública, e consequentemente melhorar a saúde disponibilizada ao usuário do SUS.
Vale ressaltar ainda que os trabalhos apresentados serão compilados em uma publicação que será patrocinada pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Segundo o representante da entidade, Fernando Leles, os premiados terão 30 dias para adequar seus trabalhos. Ele ressaltou ainda a responsabilidade que cada um tem agora de multiplicar as informações contidas nos trabalhos.
O projeto – Em pouco mais de dois anos e meio de existência, o grupo conseguiu elaborar e aprovar junto ao Ministério da Saúde quatro projetos voltados para o protagonismo de usuários e familiares, reabilitação psicossocial, geração de renda, cultura e arte. Organizou diversos eventos como Seminário da Saúde Mental em comemoração ao Dia Mundial da Luta Antimanicomial, em 2015. Elaborou, organizou e realizou capacitação para em Saúde Mental, para mais de 80 trabalhadores, em 03 módulos distintos com 65h totais. Ainda em 2015 o grupo inovou com o projeto de Intercambio Interno de Saúde Mental – que ficou em 5º lugar no prêmio INOVASUS 2015 na região Nordeste. (Maria Almeida/ASCOM)

PREMIADOS

2ª Mostra da Atenção Básica: As Especificidades nas Regiões Norte e Nordeste
1º lugar: Marcos Fabiano Monteiro da Costa – Palmas (TO) – Matriciamento em Saúde Mental com Abordagem em Álcool e outras Drogas na AB.
2º Lugar: Daniela de Araújo Xavier – Gurupi (TO) – Operação Bairro Limpo: Controle e Combate à Dengue, Zika e Chikungunya em Gurupi
3º Lugar: Fátima Sonally Sousa Gondim – Marizópolis (PB) – Mais Médicos: Educação Permanente como ferramenta potencializadora na Atenção Básica.
4º Lugar: Vânio Rodrigues de Souza – Dueré (TO) – Sorriso Duerense
5º Lugar: Mariele Borges do Nascimento – Breves (PA) – Revelando Sorrisos das Parteiras Tradicionais do Município de Breves.
6º Lugar: Alberto Clésio de Oliveira – Imperatriz (MA) – Experiência de um grupo multiprofissional de apoio à gestão em Saúde Mental
7º Lugar: Eliandra Castro de Oliveira – Ariquemes (RO) – Desafio local de implantação do e-SUS AB na Estratégia Saúde da Família.
Participantes do Projeto: Marluce Alves Coutinho, Alberto Clésio Sousa Oliveira, Cássia Vilela Bezerra Gonçalves, Cristine Welke de Lima Sudário, Marlene Lima Costa, Larissa Carvalho de Sousa, Tatiana Alencar Sousa Melo e Gizele da Costa Cerqueira.