Presidente Jair Bolsonaro em Aragarças

No Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado ontem (5), o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo se preocupa com as questões ambientais, mas não quer atrapalhar o setor produtivo do país. Ao lado dos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ele participou do lançamento do projeto de revitalização do Rio Araguaia, em Aragarças (GO), cidade que faz divisa com Barra do Garças (MT). Ambos os estados são tradicionalmente reconhecidos pela produção agropecuária.

“Esse momento da revitalização da bacia do Araguaia, bem como outras que teremos pela frente, é o maior exemplo que podemos dar ao mundo que estamos, sim, preocupados com o meio ambiente, mas também perfeitamente casados com a economia, com o que se desenvolve nessa região. A primeira missão nossa é não atrapalhar quem quer produzir”, disse, ressaltando que o governo quer acabar com o que chamou de “indústria da multa”.
Juntos pelo Araguaia
No caso do projeto Juntos pelo Araguaia, lançado em parceria com os governos de Goiás e Mato Grosso, o objetivo é promover ações de recomposição de áreas florestais, preservação de nascentes e conservação do solo e da água na bacia do Araguaia, além de implantar ações de saneamento em cidades da região. De acordo com Salles, projetos semelhantes serão desenvolvidos nos rios São Francisco, Parnaíba e Taquari.
Com mais de 2,6 mil quilômetros de extensão, o Araguaia é um dos principais rios do país e forma divisa natural entre Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Sua bacia se estende por mais de 350 mil quilômetros quadrados. O projeto prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas em 27 municípios goianos e mato-grossenses que fazem parte da bacia hidrográfica. (Agência Brasil)