Aprovado esta semana no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, o projeto de lei n°275/2016, de autoria do deputado estadual Professor Marco Aurélio, que institui a criação do "Dia do Papeleiro", a partir de agora, comemorado no dia 20 de setembro de cada ano. A lei tem como objetivo valorizar os profissionais da indústria de papel e celulose, mercado que tem alavancado a economia maranhense nos últimos anos, principalmente no sul do estado.

Atualmente, a indústria de celulose em Imperatriz produz cerca de 1.5 milhão de toneladas de celulose enfardada, produção que deve aumentar com um investimento de mais de R$ 1,6 bilhão realizado pela Suzano Papel e Celulose em Imperatriz, e que resultará na criação de 600 postos de empregos permanentes na cidade.
 "A indústria de papel e celulose é de extrema importância, através dela vários municípios de toda a região sul têm alcançado níveis de desenvolvimento surpreendentes. Nada mais justo, contudo, que essa categoria tenha reconhecido do estado do Maranhão o seu dia, que já é comemorado nacionalmente a exemplo de tantas outras categorias nacionais," destacou o deputado Marco Aurélio.
Em 2014, após a organização da categoria, foi criado o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Celulose e Papel do Sul do Maranhão - SINDCELMA, entidade que luta pelo reconhecimento dos direitos da categoria. O presidente do Sindcelma, Anthony Dantas, agradeceu o apoio do deputado Marco Aurélio, ressaltando a importância da valorização da categoria. "Após diálogos com a categoria, o deputado prontamente nos atendeu e apresentou a proposta da criação da data, medida que muito nos alegra, uma vez que contribuímos para o desenvolvimento da nossa região. Esse é o primeiro passo para que possamos ser ainda mais valorizados", afirmou o presidente do sindicato. (Assessoria)