O deputado Léo Cunha (PSC) elaborou e já encaminhou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa um projeto de indicação para que a Infraero conceda uma área correspondente a 10.000m² ao município de Imperatriz. O objetivo do parlamentar é viabilizar espaço suficiente para a implantação de um Centro de Artes de Esportes Unificados (CEUs) na cidade, com dimensão de 7.000 m² na cidade.
A área em questão corresponde a uma pequena parte do terreno da Infraero na cidade, localizado às margens da BR-010, próximo ao Aeroporto Renato Cortez.
“É uma área pequena em relação ao tamanho total desse terreno e que não vai alterar o funcionamento das atividades do aeroporto, mas que será de suma importância para a execução desse projeto que é de um grande alcance social”, explicou o deputado.
No ano passado, Léo Cunha conseguiu com que o Exército Brasileiro fizesse a doação de parte da área do 50º BIS para realizar obras que irão melhorar a mobilidade urbana na cidade de Imperatriz. O parlamentar assegura que, caso seja necessário, irá pessoalmente à sede da Infraero, a fim de ratificar a importância do seu projeto para o município.
“Quando fiz a proposta para que o Exército fizesse a doação, fui a Brasília junto ao prefeito Sebastião Madeira, pois sabíamos que seria importante fortalecer a necessidade da doação, e se for preciso iremos novamente para conseguir essa área da Infraero, pois acredito que a direção da empresa será sensível ao nosso pedido, visto que o que está em jogo é proporcionar qualidade de vida à população através da implantação desse CEUs”, afirmou.
A construção dos CEUs já está ocorrendo em todo o país. Como faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), do governo Federal, para serem erguidos precisam de disponibilização de terrenos com dimensões de até 7.000m², dependendo da realidade de cada cidade.
Sendo o segundo maior município do estado e polo na sua região, Imperatriz acaba atendendo às demandas de outras cidades, entre elas nas áreas de saúde e da educação, e que por isso necessita receber projetos que abracem as necessidades geradas por essas particularidades.
Entre os objetivos do CEUs está o de promover, em um mesmo espaço físico, a execução de programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado do trabalho, serviços sócio assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital a fim de proporcionar a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Além de ser um espaço democrático para a prática do esporte e do lazer, outro grande benefício desses centros é a inclusão digital e a produção cultural e científica.
Para o deputado Léo Cunha, a cidade de Imperatriz está entre as que precisam de investimentos que tenham a inclusão dos jovens em atividades sociais, culturais e esportivas entre suas prioridades, para que possam ser afastados das drogas e da violência.
“Precisamos nos posicionar e fazer algo realmente grande pela população de Imperatriz, e essa minha proposta é uma alternativa viável e uma grande oportunidade para que toda a população, em especial os jovens, possam estar envolvidos em várias atividades, afastando-se da vulnerabilidade social”, justificou.
Na sessão desta segunda-feira (17), após ser apreciado pelos deputados, o projeto do deputado será encaminhado para o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos Do Vale, para que tome as providências. (Assessoria)
Publicado em Política na Edição Nº 14955
Comentários