Um projeto de autoria do deputado Léo Cunha (PSC) indicou ao governo do Estado que inclua Imperatriz no programa Viva Internet, garantindo o acesso gratuito à rede via wifi. O parlamentar defende que a cidade, que é a segunda maior do Maranhão, necessita de investimentos púbicos que visem à inclusão digital da população.
"Queremos que esse programa seja implantado em nossa cidade, em primeiro lugar porque sabemos que muita gente não tem condições de pagar para ter acesso à internet, e entendemos que a inclusão digital traz vários benefícios, como por exemplo, a rapidez no acesso às informações e, com isso, a aquisição de novos conhecimentos e a ampliação das redes de relações, promovendo uma maior sociabilidade às pessoas", explicou o deputado.
Em São Luís, o lançamento do programa ocorreu no último dia 11 e já está funcionando em pontos estratégicos como a Avenida Litorânea e em alguns bairros da periferia. O objetivo do governo é disponibilizar um total de 40 pontos de conexão dentro da capital.
Pelo projeto elaborado por Léo Cunha, o sistema deverá oferecer em Imperatriz o acesso à rede nos locais de maior circulação de pessoas, como nas principais praças, áreas comerciais do centro e também nos bairros residenciais.
O parlamentar também ressalta que a classe estudantil será a principal beneficiada, sendo estimulada para o desenvolvimento de pesquisas, somando esses conhecimentos aos que são aprendidos dentro de sala de aula.
"Todas as faixas etárias serão beneficiadas, mas, especialmente, os estudantes terão um ganho com relação aos conteúdos estudados e serão estimulados a estender seus conhecimentos", disse.
Em diversos outros estados do Brasil, o acesso público gratuito à internet já é oferecido, como por exemplo: São Paulo, que possui o serviço em pelo menos 143 municípios; Minas Gerais, onde 77 cidades estão conectadas, e Rio Grande do Sul, com 69; segundo dados divulgados pelo IBGE.
Para o deputado Léo Cunha, a iniciativa da governadora Roseana Sarney é muito importante e por isso não pode ficar restrita à capital, devendo ser levada a outros municípios.
"Esse programa merece o nosso reconhecimento, pois é um investimento que reflete em vários setores, em especial na educação, e por isso deve ser levado a outras cidades, daí a minha preocupação em logo indicar o nome da cidade de Imperatriz para ser a próxima a ser contemplada, e acredito que seremos atendidos e nossa população logo poderá também usufruir dos benefícios desse programa", frisou. (Assessoria)