O deputado Léo Cunha (PSC) está empenhado na viabilização de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a cidade da Buriticupu. A UPA é um serviço de pronto-atendimento que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. A unidade está equipada para atender desde pequenas e médias emergências a pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital.
"Estou comprometido com essa luta, a fim de que a oferta de atendimentos da rede pública de saúde à população de Buriticupu possa ser ampliada, além de disponibilizar uma gama maior de serviços oferecidos", explica o deputado.
Pelo projeto elaborado pelo parlamentar, a unidade a ser construída contará com 8 leitos, tamanho apropriado para o atendimento em áreas de abrangência de 50 a 100 mil habitantes. Segundo dados do IBGE, só a população de Buriticupu já ultrapassou os 65 mil habitantes. Número que requer que sejam feitos investimentos que atendem à demanda, principalmente com o objetivo de garantir o acesso aos serviços.
E é justamente com a finalidade de aumentar a demanda de atendimento que a construção dessas unidades tem sido uma das prioridades do governo do Estado, que já registra um resultado muito positivo. A primeira UPA entregue em 2011, no bairro do Itaqui Bacanga, em São Luís, por exemplo, realizou mais de 130 mil atendimentos nas áreas de clínica médica e pediatria, só naquele ano.
"A governadora Roseana Sarney vem se esforçando para garantir a entrega dessas unidades em vários municípios maranhenses e queremos também que a cidade de Buriticupu possa ser agraciada, pois assim estaremos contribuindo com os esforços que a administração municipal já vem empregando para melhorar os serviços de saúde", diz Léo Cunha. O projeto já foi encaminhado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e, após ser aprovado, seguirá para as mãos da governadora para que inclua a cidade entre aquelas que contarão com a construção de uma UPA. (Assessoria)