O senador Roberto Rocha (PSB) declarou que tem acompanhado com preocupação a situação  do rio Tocantins, hoje  conflagrado pela seca e outros problemas ambientais. A preocupação, segundo ele, não é de agora, tanto que desde o início do mandato lançou o programa SOS Águas do Maranhão, que prevê revitalização de rios, canais e córregos. 

Hoje, segundo explicou o parlamentar, nenhum recurso pode ser alocado junto à Companhia de Desenvolvimento dos  Vales do São Francisco e do Parnaíba para intervenções no Tocantins, por este estar fora da sua área de sua  abrangência. Contudo, ressalta o senador, essa situação  vai mudar a partir da aprovação do Projeto de Lei 4450/16 que amplia para todo o Estado a atuação da companhia. O projeto deve ser votado logo no reinício das atividades do Senado, em agosto.  
Com a inclusão da Bacia do Tocantins na área de atuação da Codevasf, esclarece Roberto Rocha, será possível  viabilizar, entre outros, a compra de   equipamentos modernos usados para ajudar na recuperação dos rios, suas nascentes e afluentes como já acontece com o  São Francisco e com a bacia do Parnaíba, que anos atrás passou  a fazer  parte da área de atuação da Codevasf. 
Parceria Internacional - O senador Roberto Rocha informou ainda que seu mandato já viabilizou junto ao Ministério da Defesa, que as Forças Armadas vão participar da execução dos trabalhos de desassoreamento dos rios e nascentes maranhenses, notadamente o Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) . 
Roberto  quer implementar no Maranhão a  mesma parceria de sucesso entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e o Exército dos Estados Unidos - que ocorre atualmente na recuperação do rio São Francisco e que no futuro, com a aprovação do PL 4450,  na Bacia do Tocantins. (Elson Araújo)