Ao receber prefeitos, vice-prefeitos, secretários e representantes de várias prefeituras da região tocantina, no antigo auditório da SEMED, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira disse entender as dificuldades vividas por todos, principalmente dos municípios mais distantes do poder. "Daí a necessidade da correta aplicação dos poucos recursos que recebemos", orientou Madeira.
O gestor imperatrizense lembrou que quando foi deputado federal destinou vários recursos de emendas parlamentares para abertura de poços artesianos, que beneficiaram várias comunidades de dezenas de municípios maranhenses. "Hoje sou cobrado nos bairros que a água não chega com frequência e sinto dificuldade de resolver esse problema que se verifica em alguns bairros da cidade".
Madeira fez questão de registrar em seu pronunciamento o trabalho desenvolvido pelo falecido prefeito Chico Nunes, no município de Senador La Rocque, cujo atual prefeito é seu filho, Francisco Nunes, que se fazia presente ao evento promovido pela Associação dos Municípios da Região Tocantina - AMRT, presidida pela prefeita Karla Batista, do município de Vila Nova dos Martírios.
O prefeito de Imperatriz fez citação que, quando a pessoa está fora do governo só vê os valores dos recursos que entram nos cofres das prefeituras, "mas não tem conhecimento das despesas e dos compromissos que só saberemos quando assumimos uma prefeitura e essa palestra do IBAM vem capacitar e nos orientar a buscar os recursos tão necessários para executarmos obras que beneficiem a população".
De maneira extrovertida, Sebastião Madeira disse que algumas pessoas comentam que ele tem uma cascavel no bolso, "razão porque me chamam até de muquirana", brincou o prefeito, que emendou, "mas é porque sou um prefeito que trata com responsabilidade o dinheiro do povo, atitude esta que todo gestor, que tem compromisso com seus munícipes, deveriam tomar".
Finalmente, Madeira louvou a iniciativa do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), por tratar como tema central a questão ambiental que ele diz considerar uma das mais complicadas nos diversos municípios. "Isso porque, se não cumprirmos religiosamente a legislação ambiental corremos o risco de sermos condenados por improbidade administrativa", concluiu Madeira.
Gestão Ambiental - O Programa de Qualificação de Gestão Ambiental do IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal, de acordo com a coordenadora, Nira Fialho, está sendo implementado em 102 municípios do bioma Amazônia, no estado do Maranhão, numa parceria mantida entre o Governo do Estado, com as prefeituras desses municípios.
A programação constou da abertura, pela presidente da AMRT, prefeita Karla Batista, a palavra do prefeito anfitrião, Sebastião Madeira e da coordenadora do Programa de Qualificação Gestão Ambiental do IBAM, Nira Fialho e da palestra "Contexto Regional - O ambiente e a Gestão Municipal", ministrada pelo consultor do IBAM, Rosan Fernandes.
Nos exercícios participativos foram enfocados os seguintes temas: CAR (Divulgação, Mapeamento da Situação e Garantia da Realização), Proteção de Áreas (Unidades de Conservação), Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), além do Programa de Qualificação, que visa alavancar recursos para a gestão ambiental nos municípios. (Domingos Cezar/ASCOM)
Comentários