Na sexta-feira, 20, foi assinado o primeiro contrato do Programa de Parceria Florestal da Suzano Papel e Celulose, no Maranhão, conveniado pelo Banco do Brasil. O investimento é de R$ 1,3 milhão e representa parcialmente uma área de plantio efetivo de cerca de 730 hectares no município de Carolina.
A Parceria Florestal visa o desenvolvimento de atividade florestal por meio de incentivos e estímulos ao cultivo do eucalipto em terras de produtores locais independentes, tornando-os responsáveis por parte do abastecimento das unidades industriais da empresa.
O convênio com o Banco possibilita ao produtor acesso a linhas de crédito para participar do programa. “Ser parceiro Suzano é uma oportunidade para desenvolver a região e criar oportunidades de negócio” afirma Valmor Burin, o primeiro parceiro florestal contemplado pelo convênio.
Segundo Luís Abreu, Gerente de Operações Florestais da Parceria Florestal – MA, este convênio é um marco importante da Parceria Florestal no Estado, permitindo que o produtor rural participe efetivamente da cadeia produtiva da empresa, com vários incentivos, apoiado por assistência técnica de qualidade e excelente retorno financeiro.
A Parceria Florestal da Suzano é dividida em três modalidades: Invest Verde, Renda Verde e o Empreende Verde que são disponibilizadas de acordo com o perfil do produtor rural e a área disponível para plantio. No Maranhão, desde o lançamento do Programa são 16 contratos em andamento, com 11 parceiros na região.