Pela primeira vez no Maranhão, um presidente de Tribunal Regional Eleitoral, preocupado em garantir que a imprensa cubra as eleições evitando cometer erros na divulgação de informações sobre candidatos, pesquisas e propaganda, promoveu, com apoio da Assessoria de Comunicação, encontro de profissionais da área para alertá-los dos riscos e mostrar-lhes as principais alterações válidas para 2016 trazidas pela reforma.
O encontro ocorreu no plenário Ernani Santos, na sede do TRE-MA. Em sua fala de abertura, o desembargador Lourival Serejo (presidente) manifestou sua alegria em ver que pessoas de vários veículos atenderam ao convite para adquirirem conhecimento ou capacitarem-se ainda mais nos assuntos propostos.
Informalmente, Serejo explicou como a Justiça Eleitoral funciona e deu o significado de termos como abusos de poder econômico e político, acórdão, batimento, compra de voto, direito de resposta, elegibilidade, revisão de eleitorado, votação paralela, entre outros.
Para o presidente, reunir jornalistas, radialistas, blogueiros, produtores, diretores de redação, repórteres e publicitários, profissionais que considera multiplicadores de conteúdo, representa estar dando satisfação à sociedade, ajudando no fortalecimento da cidadania e no combate à corrupção.
Magno Frazão, coordenador de Fiscalização do Cadastro Eleitoral, tratou acerca de pesquisas e propaganda eleitoral, demonstrando as práticas vedadas como pintura em muro, mesmo que particular, e uso de bonés, camisas, chaveiros que caracterizem benefício ao eleitor. Também chamou a atenção para as enquetes que estão proibidas de serem realizadas em qualquer canal.
Já o secretário Gualter Lopes (Tecnologia da Informação) relatou os recentes testes feitos nas urnas eletrônicas e ainda discorreu sobre a biometria e o aplicativo desenvolvido pelo TSE que permitirá auditagem do pleito.
Por último, o analista judiciário Christiano Neitzke, da unidade Web da Assessoria de Comunicação, mostrou as funcionalidades do portal www.tre-ma.jus.br, endereço onde podem ser encontrados links para acompanhamento de registro de candidaturas, perfil de eleitorado, normas e documentações, campanhas publicitárias, notícias e teste de segurança, por exemplo.
Comentários