Candidatos Moreira do Marwel, Mesquita, Professor Josivaldo, Gato Félix e assessor de campanha

Hemerson Pinto

Acompanhado de assessores e candidatos a deputado estadual e federal, o candidato do Partido Comunista Brasileiro (PCB) ao Governo do Estado do Maranhão, professor Josivaldo, visitou Imperatriz nesse final de semana. Na manhã de sábado, a comitiva esteve no jornal O PROGRESSO, onde o candidato a governador falou sobre os projetos que defende.
Professor Josivaldo destacou cinco propostas de campanha que compõe o que o candidato chamou de ‘Programa Anti Capitalista’.
O primeiro passo seria garantir a todos os maranhenses os direitos previstos na Constituição Federal, como saúde, educação, cultura, transporte e moradia. “São pontos essenciais e que hoje são tratados como mercadoria. Se não trouxermos essas ações do privado para o público, esses direitos não serão garantidos”, afirma o candidato.
Segundo o professor Josivaldo, a instalação do socialismo é outra meta: “Uma necessidade urgente no Brasil e no estado. Foram dadas condições desde 2008, quando o capitalismo sofreu sua primeira crise de concentração de renda nos países, e entendemos que foi aberta uma porta para que essa mentalidade coletiva que é o socialismo possa superar essa mentalidade individual do capitalismo. As condições políticas não são dadas agora, mas entendemos que isso pode ser construído com a participação popular”.
Professor Josivaldo defende a construção do Poder Popular, “a construção de políticas públicas organizando conselhos e assembleias que decidirão o que fazer com as políticas públicas”. O candidato ainda falou sobre a necessidade de avançar na conquista dos direitos trabalhistas. “Todas as conquistas dos direitos trabalhistas foram por meio de lutas. Queremos garantir isso e avançar, a começar por melhores salários”.
O candidato do PCB ainda falou sobre a necessidade da revisão do papel do estado nas lutas internacionais e a criação da Casa das Nações no estado do Maranhão.
Josivaldo Corrêa Silva tem 47 anos, é geógrafo e professor. Natural de São José de Ribamar-MA, disputa pela segunda vez uma eleição ao Governo do Estado do Maranhão. Nas eleições de 2010, Professor Josivaldo conseguiu 2.518 votos em 45 dias de campanha.
Em Imperatriz, o candidato fez campanha no centro comercial, ainda na manhã de sábado. No mesmo dia, à tarde, participou de reunião com o Movimento Comunidades Populares, na Vila Cafeteira. Para a manhã deste domingo, está prevista a participação do candidato em protesto que deverá acontecer no 07 de setembro. À tarde, haverá reunião com militantes do partido.