O professor Jorge de Souza Silva foi eleito para a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) de Imperatriz no Processo de Eleições Diretas (PED), realizado no domingo. Encabeçando a chapa Resistência Petista, ele obteve 102 votos, contra 91 do jornalista e historiador Adalberto Franklin, da chapa Preservando Ideais. Professor Jorge foi vice de Adalberto na disputa pela prefeitura em 2012.
Estavam aptos a votar 457 filiados, dos quais 204 compareceram às urnas. Para a direção estadual, o mais votado em Imperatriz foi Augusto Lobato, que obteve 106 votos, apoiado pelo Professor Jorge. Em segundo lugar ficou Luís Henrique, com 46 votos. O atual presidente do PT no estado, Raimundo Monteiro, conseguiu apenas 28 votos. Para a direção nacional, o mais votado foi Valter Pomar.
Professor Jorge assumirá a presidência municipal do PT no dia 20 de fevereiro. O mandato é de três anos. Ele substituirá o professor André Santos.
Do grupo contrário à direção estadual do PT, Professor Jorge é contra a aliança do partido com o PMDB e defende apoio ao pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB). “O PT de Imperatriz não vai apoiar candidato do grupo Sarney. A nossa opção é Flávio Dino, que terá apoio da presidente Dilma Rousseff”, assegura.
Ele não acredita que mesmo com a reeleição do presidente estadual Raimundo Monteiro seja mantida a aliança PT/PMDB. “O Monteiro não terá maioria na Executiva. Quem decidirá sobre aliança será a convenção”, afirma Professor Jorge.
Por volta das 18h, aproximadamente 99% das urnas já haviam sido apuradas. O candidato Raimundo Monteiro tinha 6.018 votos (50,49%), o que lhe garantiria a vitória no primeiro turno. O segundo mais votado era Luís Henrique, com 2.723 votos. Mais quatro candidatos concorreram ao PED – Eri, Augusto Lobato, Rodrigo Comerciário e Mundico Teixeira.
Publicado em Política na Edição Nº 14852
Comentários