Curionópolis-PA - O presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Valder Falcão, convida todos os garimpeiros associados à entidade para a grande Assembleia Geral Extraordinária – AGE, que ocorrerá neste domingo, 17 de fevereiro, no auditório da cooperativa localizado na Rua 31 de Março, no bairro Planalto, em Curionópolis (PA).
De acordo com o edital de convocação, já divulgado, a principal ordem do dia é apreciação e possível aprovação de um contrato de parceria entre a Coomigasp e a empresa Brasil Século III Consultoria Ltda., inscrita no CNPJ sob o nº 14.110.805/0001-00, denominada BS III, com sede à Av. Brasil, 1438, sala 1005, bairro Funcionários, na cidade de Belo Horizonte (MG). A empresa apresentou proposta que foi aprovada na reunião do Conselho Deliberativo da COOMIGASP realizada no dia 26 de janeiro de 2013 referente à exploração do material secundário denominado de “rejeito”, “lama” e/ou “montoeira”, que está localizado nas áreas da “CAVA”, “Rio Grota Rica” e “Montoeira”, na Província Mineral de Serra Pelada, pertencentes à COOMIGASP abrangidas pelos Processos DNPM/850.424/1990 e 850.425/1990.
Na reunião do dia 26 de janeiro, a diretoria e o Conselho Deliberativo da Coomigasp discutiram detalhes e aprovaram a Carta de Intenção que abre caminho para aprovação de contrato - que será assinado com um dos maiores grupos empresariais brasileiros, para a exploração da montoeira de Serra Pelada. O acordo prevê 56% do lucro da exploração da montoeira para os investidores e 44% do bruto para a Coomigasp, além do repasse de R$ de 200 mil mensais durante seis meses para a cooperativa aplicar em custeio com funcionários e programas sociais.
Para Valder Falcão, o contrato a ser assinado para exploração da montoeira, após a aprovação pela AGE neste domingo, “é muito importante porque vai beneficiar toda a sociedade garimpeira sócia da Coomigasp, já que o mesmo prevê investimentos sociais na vila de Serra Pelada”.
O presidente do Singasp, Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada, Raimundo Benigno, afirmou que o acordo é muito bom para a classe garimpeira. “A etapa que vamos percorrer daqui para frente será muito boa. Estamos fazendo o melhor negócio de nossas vidas nos últimos 32 anos”, disse.
Mais uma vez, aqueles que são contra o projeto da Nova Mina de Serra Pelada perderam judicialmente e não conseguiram impedir a realização da Assembleia Geral Extraordinária que será realizada neste domingo, dia 17, conforme decisão da Justiça da Comarca de Curionópolis, ocorrida em 15 de fevereiro de 2013.
“Com esta decisão, quem ganhou foram os garimpeiros associados da Coomigasp e prova mais uma vez que estamos trabalhando com responsabilidade e transparência com a finalidade de levar o benefício da Mina a todos os sócios”, afirmou o Diretor Secretário da Cooperativa, Pedro Gomes. (Lima Rodrigues – Ascom-Coomigasp)