O partido se reorganiza em todo o Estado. Madeira continua no comando nesse lado do Maranhão

O presidente estadual do PSDB, o atual vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, disse nessa terça-feira, 12, que a resolução da Executiva Nacional que transformou grande parte dos diretórios do partido em comissões executivas provisórias não vai alterar o comando do partido no Maranhão, o que inclui os municípios, como Imperatriz, onde o partido soma várias eleições vitoriosas.
A reunião foi convocada pelo presidente de honra do PSDB de Imperatriz, Sebastião Madeira, que na trajetória no partido foi deputado federal quatro vezes consecutivas, presidente por dois mandatos do Instituto Teotônio Vilela – ITV e ainda dirigiu, por um mandato, a legenda no Maranhão.
“Precisávamos dessa reunião; primeiro, para tranquilizar nossa militância e segundo, para tirar  todas as dúvidas quanto aos procedimentos legais para a reorganização do partido”, explicou Madeira.
De acordo com a resolução do PSDB nacional, no caso das executivas municipais, para continuar a manter diretórios teriam que atingir o percentual de 6% dos votos para deputado federal ou estadual.  Brandão informou que apenas São Luís, com a candidatura vitoriosa de João Castelo para a Câmara dos Deputados, atingiu esse patamar.
Na última eleição, o PSDB do Maranhão investiu em poucas candidaturas para deputado (federal e estadual). O foco foi a candidatura de vice-governador e a primeira suplência de senador. No caso de Imperatriz, o partido não lançou nenhuma candidatura proporcional.
Carlos Brandão disse que essa resolução serve de exemplo para que o partido, que no Maranhão numa única eleição chegou a eleger quatro deputados federais e oito estaduais, se prepare para as futuras eleições.
“Quero aqui tranquilizar a todos que no que se refere ao comando do partido não haverá alteração, exceto nos municípios onde o partido nunca avançou”, disse o presidente.
Carlos Brandão explicou que as lideranças do PSDB no Maranhão entraram em entendimento e cada um vai cuidar da reorganização do partido nas suas respectivas áreas de atuação. “O Madeira, por exemplo, vai cuidar de uma parte da região tocantina; eu, da região de Colinas, o Pinto (suplente de senador) da região de Barreirinhas, e assim sucessivamente”, explicou.
A reunião de Carlos Brandão com lideranças tucanas foi na sede do PSDB e contou com representantes do partido dos municípios de Cidelândia, São Francisco do Brejão, Montes Altos, João Lisboa, Ribamar Fiquene e Davinópolis. Os quatro representantes do partido na Câmara Municipal, os vereadores Esmerahdson de Pinho, Caetana Frazão, Buzuca e Terezinha Soares, também participaram do encontro.
Novo presidente - Em Imperatriz, os tucanos já entraram num consenso e indicaram o ex-vereador e atual secretário municipal de Trânsito, José de Ribamar Soares, o J. Ribamar, para presidir a nova Comissão Executiva Provisória.