O desembargador Lourival Serejo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, reuniu-se nessa segunda-feira, 18 de janeiro, com o secretário de controle externo Alexandre José Caminha Walraven (Tribunal de Contas da União) e com os auditores Francisco Alves Moreira (chefe da Controladoria Geral da União no estado) e Welliton Resende (coordenador do Núcleo de Ação de Prevenção à Corrupção da CGU).
A reunião serviu para que os três órgãos alinhavassem estratégias e para que as atividades anteriormente realizadas pela Rede de Controle da Gestão Pública e já planejadas para 2016 fossem apresentadas ao desembargador Lourival Serejo que, recentemente, assumiu a presidência do TRE-MA.
De acordo com o cronograma, palestras sobre “fiscalização dos gastos de campanha” serão proferidas por servidores da Justiça Eleitoral nas cidades de Zé Doca (27/02), São Mateus (17/03), Primeira Cruz (02/04), Pinheiro (28/04), São João dos Patos (27/05) e Itapecuru (27/06).
Participaram ainda o juiz auxiliar Reginaldo Cordeiro (presidência), o diretor geral Gilson Borges, o secretário judiciário Hebert Leite e a servidora Karla Abdala, coordenadora de Planejamento, Estratégia e Gestão.
O TRE-MA aderiu à Rede de Controle da Gestão Pública em 9 de dezembro de 2014. Constituída em março de 2010, a Rede é composta por órgãos e entidades de fiscalização, auditoria e controle interno e externo com atuação no estado, cujo objetivo principal é desenvolver ações direcionadas à fiscalização, diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.
Comentários