Roseana Sarney, Gustavo do Vale, secretários Max Barros e Luís Fernando Silva e técnicos da empresa

A governadora Roseana Sarney se reuniu, nessa segunda-feira (8), com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, que fez um balanço das ações do Governo Federal para recuperar o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado. A governadora tem cobrado celeridade nas obras de recuperação e ampliação do aeroporto, realizadas desde março deste ano e que têm causado transtornos aos passageiros de São Luís e aos turistas que visitam a cidade.
Gustavo do Vale declarou que a Infraero está buscando uma aceleração nas obras de modo a aumentar o conforto dos passageiros. “Temos plena consciência de que estamos atrasados tanto em relação ao terminal quanto a outros pontos da estrutura aeroportuária de São Luís e viemos dizer à governadora que vamos redobrar o empenho para que esse terminal esteja pronto até o final do ano, quando começa a temporada de turismo”, disse.
Participaram ainda da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros; superintendente regional do Norte da Infraero, Paulo Roberto Pereira da Costa; superintendente do Aeroporto Internacional de São Luís Marechal Cunha Machado, Hidelbrando Coelho; e o procurador Jurídico da Regional Nordeste da Infraero, Francisco Alencar Júnior.

Obras
O aeroporto está interditado desde o dia 24 de março, quando a Infraero começou o trabalho no local de forma imediata. O problema tem sido motivo de muitas reclamações dos passageiros. Gustavo do Vale afirmou que o aeroporto será colocado em funcionamento novamente com ar-condicionado e serão iniciadas as obras de ampliação com mais três pontes de embarque assim que o aeroporto estiver em funcionamento.
O secretário Max Barros ressaltou que, no encontro, o presidente da Infraero mostrou que já foram abertas as propostas de licitação, com duas empresas habilitadas e que assim que sair o resultado das firmas vencedoras os serviços devem começar de imediato. “Nós lamentamos esse atraso. A governadora continua cobrando a Infraero para que no mais rápido espaço de tempo o aeroporto de São Luís esteja totalmente recuperado servindo à população”, observou.
As obras a serem iniciadas incluem a execução da recuperação estrutural do telhado e refrigeração de todo o aeroporto. Na reunião, segundo informou o secretário, também ficou definido que vai ser iniciada a ampliação do aeroporto em uma segunda etapa e, em uma terceira, a construção de uma nova estação de passageiros, uma vez que a capacidade do aeroporto já é insuficiente para atender o volume de pessoas que chegam a São Luís. (Elizete Silva)