BURITIRANA – A Prefeitura realizou o I Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Católica. A articuladora do evento, Livia Abreu Santos, enfatizou que o evento correspondeu à expectativa. Tendo a participação de Crianças e Adolescentes, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Igreja Católica e Evangélica, Presidente de Associações Comunitárias e Rurais, Pastoral da Criança, Profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, Gestores e Professores das Escolas Municipais, famílias atendidas pelo Bolsa Família, PSF, CREAS e CRAS.
“Neste Fórum estivemos propiciando um espaço de diálogo e reflexão, onde a comunidade demonstrou os problemas e juntos formulamos os caminhos para resolvê-los”.
Para o padre José Raimundo, a realização do Fórum é muito importante para ajudar no desenvolvimento da criança e adolescentes da cidade. “Quanto mais propiciarmos ações positivas voltadas para as crianças e adolescentes o nosso município estará no caminho certo”.
No evento estavam presentes a vereadora Gyedre Matos, representando o prefeito Vagtônio Brandão, a secretária de Assistência Social, Silvanete, o secretário de Cultura, Tonhão, a secretária de Educação Ednáecy, secretário de Saúde, Antonio Francisco, a presidente do CMDCA, Linalva, diretora do Conselho Tutelar, Joseni Sousa, a mentora do evento, Nilva.
Após a apresentação cultural, foi dado início a programação.
Na parte da manhã ocorreu a primeira etapa:
· A articulador do Selo Unicef Lívia Abreu, realizou um breve dinâmica com os participantes, explicando cada etapa do Fórum.
· Palestra com Jucileide, que expões os eixos de impacto social.
· Na Palestra de Políticas Publicas o senhor José Macedo pontuou assuntos pertinentes à comunidade.
· A secretária Silvanete realizou explanação sobre o Controle Social.
A vereadora Gyedre, parabenizou a organização do evento e enalteceu o compromisso do prefeito Vagtônio. “Toda a organização deste Fórum esta de parabéns, foi percebido o empenho de todos e principalmente dos participantes. As ações que o prefeito Vagtônio vem realizando no município, estão de encontro com a necessidade da nossa população e tem o apoio da Câmara Municipal”.
No período da tarde ocorreu a segunda etapa do Fórum.
Com a formação de grupos, que realizaram a listagem de questionamentos. E foi colocado um mapa para a realização do diagnostico participativo, com listagem dos serviços e equipamentos públicos. Logo depois cada grupo escolheu um relator para expor em plenária as questões formuladas, sobre os objetivos de impacto, relacionados aos indicadores descritos.
Ao final foram apresentados os resultados de cada questionamento de acordo com cada percentual de participantes. Tendo ainda a escolha da Comissão do Fórum Intersetorial. (Assessoria)
Publicado em Política na Edição Nº 15015
Comentários