A prefeitura de Imperatriz divulgou em sua página oficial na internet, um balanço sobre a instalação dos kits de irrigação disponibilizados pelo deputado Léo Cunha (PSC) para o município.
O deputado destaca que essa sua iniciativa teve como objetivo principal o desenvolvimento da produção local, garantindo renda a muitas famílias que tem na agricultura a sua única fonte de renda, e também garantir o abastecimento do mercado.
Nessa perspectiva, o deputado Léo Cunha conseguiu kits, não apenas para Imperatriz, mas também para outros municípios da região Tocantina.
“Tomei essa iniciativa por entender a importância que a produção agrícola tem para nossa economia, pois centenas de famílias de nosso município e da região vivem exclusivamente, daquilo que plantam, portando são pessoas que precisam no nosso apoio no sentido de que possam continuar produzindo e assim garantindo seu sustento, e ainda o abastecimento do mercado nesse setor,” ressalta.
Cada um dos kits que está sendo instalado é suficiente para atender a demanda de cinco produtores. Os sistemas são compostos de tubulações, conjunto de bombas, e quadro de instalação para ser utilizado em locais que dispõem de rede elétrica e reservatórios de água para subsidiar os canteiros de produção de hortaliças.
Segundo as informações que constam no site da prefeitura, mais de 380 produtores da agricultura familiar serão beneficiados com o sistema.
Hélio Gregório, secretário adjunto da Agricultura Abastecimento e Produção (SEAAP), destaca que o grande benefício trazido com o funcionamento dos kits “é garantir a irrigação mesmo durante os períodos de seca, que compreendem os meses de julho e dezembro, fazendo com que a produção não seja prejudicada.”
Os produtores contemplados com os sistemas são aqueles que estão inseridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que visa desenvolver ações de combate à pobreza e à fome. Para ele, a assistência agrícola oferecida aos produtores rurais nestes últimos cinco anos contribuiu para o aumento da produção de grãos, hortaliças e frutas em Imperatriz. (Assessoria)
Comentários