O prefeito Sebastião Madeira, vereadores, secretários, autoridades, imprensa e representantes de vários segmentos participaram nessa sexta-feira (12), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da cerimônia de assinatura do contrato com a empresa Rio Anil Transportes (Ratrans), que passará a operar o transporte coletivo de passageiros a partir do próximo dia 19 (sexta-feira) em Imperatriz.
O empresário Gilson Neto, diretor-presidente da Ratrans, considera de suma importância restabelecer o serviço de transporte coletivo, porém de maneira qualitativa ao usuário que diariamente necessita se deslocar para os bairros de Imperatriz. “Imperatriz possui um potencial que, particularmente, nunca tinha visto; temos políticos e empresários sérios que lutam pelo bem-estar dessa cidade”, frisa.
Ele observa ainda a pujança econômica de Imperatriz, a segunda maior cidade do interior do Maranhão, que durante a semana ‘pulsa desenvolvimento’ – fato considerado vital para instalação de um novo empreendimento no setor de transporte de passageiros.
Neto garante que a empresa acatou proposições solicitadas pelo município, inclusive a exigência para contratação de mão de obra cem por cento de Imperatriz, e iniciou o processo de treinamento-capacitação dos operadores de ônibus e a oferta de veículos com elevadores para atender à acessibilidade dos portadores de necessidades especiais.
“De imediato cumprimos a contratação de mão de obra local; nossos ônibus possuem elevadores para deficientes físicos e os veículos são equipados com tecnologia GPS – onde nos próximos noventa dias os nossos usuários ficarão surpresos e poderão monitorar o andamento dos ônibus via celular”, garantiu ele.
O secretário municipal de Trânsito e Transportes (Setran), José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar, relembrou a dificuldade, o empenho e a luta do prefeito Sebastião Madeira em normalizar o sistema de transporte público de Imperatriz. “Todos sabem que não é fácil retirar uma empresa que tinha um histórico de mais de 30 anos explorando esse serviço na cidade e, posteriormente, iniciar um novo processo trazendo para cá uma nova operadora do transporte coletivo de passageiros”, frisa.
Ele observa o compromisso da empresa em oferecer um serviço diferenciado e de qualidade aos usuários do transporte coletivo, verificando por meios tecnológicos os horários e monitorando, por meio de circuito fechado de televisão, o que se passa no interior de cada veículo.
O prefeito Sebastião Madeira, durante a cerimônia de assinatura do contrato, assinalou que uma cidade do porte de Imperatriz durante muitos anos teve uma empresa que prestava um péssimo serviço de transporte coletivo de passageiro, chegando ao ponto de entrar em colapso e não ter mais condições de operar o sistema de transporte.
“Deixaram a cidade sem transporte, mas durante esse período fizemos tratativas com empresas de Goiânia, de São Paulo e de Fortaleza, onde finalmente encontramos uma empresa genuinamente maranhense para a solução do transporte coletivo de passageiros em Imperatriz”, disse.
Madeira declarou que “deposita esperança que essa empresa [Ratrans] seja a solução definitiva do transporte público em Imperatriz, onde na capital maranhense opera com mais de 200 ônibus”. “Vamos cumprir a nossa parte: o combate total ao transporte irregular”, afirmou. (Gil Carvalho - Sidney Rodrigues/ASCOM)
Comentários