O prefeito Sebastião Madeira, os vereadores Hamilton Miranda, Eudes Feitosa, Enoque Serafim, Fidelis Uchôa e Rildo Amaral reuniram-se na manhã de ontem com o Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Maranhão para definir os detalhes da implantação do 14º Batalhão da Polícia Militar, o segundo batalhão da PM a ser instalado em Imperatriz.
O 14º BPM é mais um investimento do Governo do Estado do Maranhão na segurança de Imperatriz e região. O Batalhão, além de parte de Imperatriz, dará suporte aos municípios de João Lisboa, Senador La Rocque, Buritirana e Amarante. Inicialmente, contará com o efetivo de 120 homens comandados pelo major Ventura, ex-diretor da Escola Militar Tiradentes e ex-subcomandante do Terceiro BPM, nomeado recentemente para a missão.
A reunião de trabalho entre a cúpula da PM, o prefeito e os vereadores durou cerca de uma hora. Da parte da Polícia Militar foram anotadas as presenças do comandante geral, coronel Zanoni Porto; do subchefe da PM do Maranhão, coronel Rosivaldo; do comandante de policiamento do interior, coronel Francisco Melo; do chefe de apoio de logística da PM/MA, coronel Mariano; do comandante do Terceiro BPM, tenente-coronel Markus; do comandante do batalhão de Estreito, major Brito, e do major Ventura.
De início, o comandante geral da PM anunciou ao prefeito que o 14º Batalhão seria construído num terreno do Governo do Estado localizado no Distrito Industrial, ao que de imediato se contrapôs o prefeito e os vereadores.
O prefeito argumentou que, do ponto de vista operacional, no Distrito Industrial o 14º BPM ficaria inviável e logo apresentou uma solução para o problema: doar uma parte do terreno que a Prefeitura dispõe no Parque das Mangueiras, onde já funcionam a Faculdade de Imperatriz, o Fórum Eleitoral e onde o Tribunal de Justiça do Maranhão começou a construir o novo fórum de Justiça da Comarca de Imperatriz.
Aceita a proposta, o prefeito e vereadores convidaram os oficiais para conhecer o terreno, que segundo o comandante geral Zanoni Porto é ideal para abrigar o projeto arquitetônico do 14º BPM. Sem perder tempo, dali mesmo, o prefeito Madeira acionou o procurador geral do município, o advogado Gilson Ramalho, para as formalidades legais, bem como conversou com o presidente da Câmara, Hamilton Miranda, para acelerar o processo de doação assim que o projeto chegar à Câmara Municipal.
Provisório - Provisoriamente, o 14º BPM vai funcionar nas mesmas instalações do Terceiro BPM, no Bacuri, no entanto o comandante Zanoni Porto garantiu que, cumpridas as formalidades, em no máximo três meses o prédio do 14º BPM estará levantado. Ele informou que a obra já foi licitada e a celeridade na construção deve-se ao fato de a construção ser modular (pré-moldados) e com isso ser possível queimar as etapas de uma construção convencional. "Estamos seguindo a orientação da senhora governadora Roseana Sarney de agirmos com presteza e celeridade e assim reforçar logo a segurança nesse lado do Maranhão", asseverou o comandante geral.
O prefeito Madeira, numa rápida entrevista à imprensa, agradeceu ao Governo do Estado, que por intermédio do Comando Geral da PM, segundo ele num momento mais do que oportuno, reforça a segurança de Imperatriz e da região. "Aqui ficam nossos agradecimentos em nome do povo de Imperatriz", concluiu o prefeito. [ASCOM]
Comentários