Experiências bem sucedidas nas áreas de produção (agricultura familiar), saúde e educação foram o foco central da visita de 11 prefeitos eleitos de municípios maranhenses a São José de Ribamar – cidade localizada na Ilha de São Luís. Recepcionados pelo prefeito de Ribamar, Gil Cutrim, e pelos secretários de Estado, Luís Fernando Silva (Casa Civil|) e Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), os novos gestores buscam projetos que possam ser implementados em seus municípios com sucesso.
Os novos gestores visitaram a Unidade Comunitária de Beneficiamento de Polpa de Frutas do Polo Agrícola de Itapari, Cozinha Escola, Maternidade Municipal de São José de Ribamar e o Colégio Liceu Ribamarense.
Integraram a comitiva os prefeitos eleitos Marcelo Jorge Torres (Godofredo Viana), Gleide Santos (Açailândia), Bonária Rodrigues (Serrano do Maranhão), Juran Carvalho de Souza (Presidente Dutra), Jaílson Fausto Alves (Lima Campos), Antônio José Martins (Bequimão), Rocha Filho (Água Doce), Raimundo Jovita (Esperantinópolis), Joel Dourado (Cajari), João Pequiá (Sítio Novo) e Rafael Mesquita (Buriti de Inácia Vaz). Também presentes, deputados.
No Polo Agricultura de Itapari, os prefeitos eleitos conheceram a produção de 100 agricultores rurais que têm uma renda média mensal que chega até R$ 7 mil com a comercialização de feijão, milho, maxixe e quiabo, dentre outros produtos. A maior parte da produção é adquirida pela Prefeitura de Ribamar para a merenda escolar.
Outro ponto da visita foi a Maternidade Municipal de Ribamar, que conta hoje com uma equipe composta por 300 profissionais, entre os quais, médicos obstetras, pediatras, anestesistas, enfermeiras, técnicos em enfermagem, além de equipamentos de alta tecnologia. A maternidade possui 40 leitos, 10 enfermarias, dois postos de enfermagem e dependências médicas e administrativas, todas climatizadas. Na própria maternidade são emitidas as certidões de nascimento das crianças ali nascidas.
O Cozinha Escola, outro projeto visitado, oferece ensino de culinária e 200 refeições diárias para famílias carentes inscritas em programa sociais de Ribamar. A visita dos prefeitos encerrou no Liceu Ribamarense, escola que figura entre as 50 melhores da rede pública do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Atualmente estudam no colégio, que tem índice de aprovação de 98% e índice de evasão escolar zero, 400 alunos - 80 da educação infantil e 320 do ensino fundamental.
Ao final da visita, os prefeitos avaliaram como extremamente positiva a iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de Ribamar em apresentar projetos viáveis e que podem ser implementados em seus municípios para a melhoria da qualidade de vida da população, em especial a de baixa renda.
“Conhecemos exemplos que podem ser adaptados à realidade de cada um dos municípios. O nosso, por exemplo, tem vocação agrícola. Sem dúvida, as unidades de produção podem ser uma realidade no nosso município. Os recursos existem, tanto do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”, disse o prefeito de Godofredo Viana, Marcelo Jorge Torres.
Para o secretário Luís Fernando Silva, o município de Ribamar é um exemplo de que quando se tem determinação e vontade política os projetos acontecem e os resultados são a melhoria de todos os indicadores sociais, em especial da saúde e educação. “São iniciativas exitosas que vão permear por todo o Maranhão para a alavancada do desenvolvimento econômico e social do Maranhão”, enfatizou.
O secretário Fernando Fialho destacou que o Governo do Estado vai apoiar todas as iniciativas para a redução da extrema pobreza no Maranhão. “A governadora Roseana Sarney já lançou o Viva Oportunidades com as mesmas linhas centrais do Brasil sem Miséria para assegurarmos a inclusão social e produtiva, além do acesso a bens e serviços àqueles que mais precisam”, destacou.
Publicado em Política na Edição Nº 14547
Comentários