Com o objetivo de aumentar o valor per capita repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às cidades para custeio da saúde, uma comitiva da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) liderada pelo presidente Cleomar Tema, de Tuntum, chega hoje a Brasília.

Atualmente o Maranhão, com quase 7 milhões de habitantes, é o décimo estado em população no Brasil, no entanto recebe o penúltimo menor valor per capita do país. Isto equivale a atender a uma população muito menor em busca de assistência de saúde.
O grupo formado por cerca de 70 gestores irá se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), às 10h30. O encontro com a Bancada Maranhense no Congresso, essa formada por senadores e deputados federais, será às 17h. Já na quarta-feira, às 11h, está agendada audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
De acordo com o deputado federal José Reinaldo (PSB), o Piauí, por exemplo, tem uma população que equivale a menos da metade da do Maranhão e tem uma per capita muito maior.
“Essa luta da FAMEM é muita justa, ela envolve todos os deputados federais, estaduais, envolve todos os prefeitos. Isso representa, na verdade, uma melhoria nas condições de oferta de saúde à população nos municípios do Maranhão”, explicou.
Ainda segundo ele, o pleito dos prefeitos é uma preocupação constante dos deputados federais do Maranhão, que já fizeram algumas tentativas no sentido de colocar o estado pelo menos entre os que recebem o valor médio das liberações per capita do SUS.

Serviço

15/02
10h30 – Presidência da Câmara dos Deputados
Reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia
17h – Plenário 14 da Câmara dos Deputados
Reunião da Bancada Maranhense

16/02
11h – Ministério da Saúde
Reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros