Secretário Hildo Rocha fala sobre os objetivos do Seminário na cerimônia de abertura

Reunidos no auditório do Palácio do Comércio, na cidade de Imperatriz, prefeitos, vereadores, lideranças municipais, secretários de Estado e representantes do Poder Legislativo discutiram durante a nona edição do Seminário Regional de Lideranças, as demandas da Região Tocantina, que deverão constar no Plano de Governo para o período de 2012 a 2015. O encontro foi realizado nesta sexta-feira (29).
Promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Assunto Político, Casa Civil e Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), em parceria com a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado (TCE), o evento contou com a presença dos secretários Hildo Rocha (Assuntos Políticos), Luís Fernando Silva (Casa Civil), Israel Ferreira (Assuntos Estratégicos), João Macedo (adjunto da Articulação com os Municípios da Região Tocantina) e Sérgio Macedo (Comunicação Social).
Também presentes o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), o vereador Hamilton Miranda, presidente da Câmara Municipal de Imperatriz; Júnior Marreca, presidente da Federação dos Municípios do Maranhão e prefeito de Itapecuru-Mirim; Gil Cutrim, prefeito de São José de Ribamar; e os deputados estaduais Léo Cunha, Antônio Pereira, Valéria Macedo e Francisca Primo e o deputado federal Chiquinho Escórcio.
Na opinião do secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, a realização dos Seminários é um fato marcante, simboliza um novo momento no que diz respeito ao planejamento e ao desenvolvimento do Maranhão. “Todas as lideranças foram chamadas para ajudar o governo a construir seu planejamento de curto e médio prazo. A população tocantina costuma cobrar muito e por isso o governo está aqui para ouvir e identificar quais são as prioridades que a região quer que sejam incluídas no PPA de 2011 a 2015”, ressaltou Rocha.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, levar o governo até os municípios para ouvir as lideranças é uma ideia vitoriosa da governadora Roseana Sarney. “Isso nos permitirá fazer um planejamento mais realista, voltado para as necessidades específicas de cada região, vai possibilitar o estabelecimento de parcerias entre União, Estado e municípios, para que as soluções possam chegar mais rapidamente a cada ponto do Maranhão”, enfatizou Luís Fernando.
Importância - O prefeito Sebastião Madeira (PSDB) destacou a importância do Seminário, cujo objetivo é colher informações para subsidiar o Governo na elaboração das políticas públicas, e teceu elogios à governadora Roseana Sarney. “Acredito que os 217 prefeitos do Maranhão vivem apavorados com o cipoal jurídico que permeia a administração pública. São mil regras para licitação, outras tantas para prestação de contas de convênios federais para recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), isso cria embaraços e grandes dificuldades. Portanto, quero louvar a iniciativa da governadora. Em nome de todos os prefeitos da região, agradeço a iniciativa da governadora Roseana de dar essa contribuição para os gestores do Maranhão”, ressaltou Madeira.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Léo Cunha declarou apoio à iniciativa. “Juntos vamos fazer um Maranhão cada vez melhor”, destacou. “Afirmo que, após a conclusão deste trabalho, assim que o projeto for encaminhado à Assembleia Legislativa, para aprovação, me empenharei para fazer com que as propostas contidas no PPA se convertam em benefícios para todos os maranhenses”, disse o deputado.
Prefeitos otimistas - Os prefeitos que participaram do nono Seminário Regional de Lideranças destacaram a importância do evento. “Nós estamos otimistas quanto aos resultados porque percebemos que existe hoje um governo participativo, que estimula os debates e que busca compartilhar as decisões de governo”, afirmou Júnior Marreca, presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).
“Essa é uma prática legítima, absolutamente correta de se fazer planejamento. É uma metodologia acertada, razão pela qual eu parabenizo o Governo do Estado por estar implantando um novo modo de planejar e governar”, declarou o prefeito de Grajaú, Marcial Arruda.
O prefeito de Sítio Novo, Carlos Jansen Mota Sousa, comunga da mesma opinião. “ É uma iniciativa muito válida, pois as pessoas que estão aqui conhecem a realidade onde estão inseridas. Ouvindo as pessoas a governadora vai obter um diagnóstico correto do que a população precisa e vai formular políticas públicas que reflitam os interesses de cada região do estado”, destacou.
O prefeito lembrou ainda que cada município tem dificuldades especificas. “No nosso caso, a carência maior é na infraestrutura: estradas vicinais, pavimentação de ruas e saneamento básico e, este ano, Sítio Novo completa 50 anos de emancipação política e ganhará uma nova estrada. Debates como estes são muito importantes”, declarou Carlos Jansen, referindo-se à (MA-280, estrada que liga Montes Altos Sitio Novo).
A vereadora de Imperatriz Fátima Lima Avelino, também destacou o encontro. “Leis mudam a toda hora e nós precisamos estar atualizados. Acredito que o Plano de Governo construído com a participação popular irá contribuir para o fortalecimento da nossa região”, assinalou Fátima Avelino.
Opinião semelhante foi manifestada pelo vereador de Grajaú, José Arão Lopes. “É válido porque, todo processo, quando é para beneficiar um povo, é necessário que se ouça aqueles que irão ser beneficiados. Pra mim, esse processo é muito bom. Eu tenho certeza que esses encontros trarão uma resposta positiva para a nossa comunidade”, destacou o parlamentar, que representa as comunidades indígenas de Grajaú.