Reunidos no auditório do Palácio do Comércio, na cidade de Imperatriz, prefeitos, vereadores, lideranças municipais, secretários de Estado e representantes do Poder Legislativo discutiram durante a nona edição do Seminário Regional de Lideranças, as demandas da Região Tocantina, que deverão constar no Plano de Governo para o período de 2012 a 2015. O encontro foi realizado nesta sexta-feira (29).
Promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Assunto Político, Casa Civil e Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), em parceria com a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado (TCE), o evento contou com a presença dos secretários Hildo Rocha (Assuntos Políticos), Luís Fernando Silva (Casa Civil), Israel Ferreira (Assuntos Estratégicos), João Macedo (adjunto da Articulação com os Municípios da Região Tocantina) e Sérgio Macedo (Comunicação Social).
Também presentes o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), o vereador Hamilton Miranda, presidente da Câmara Municipal de Imperatriz; Júnior Marreca, presidente da Federação dos Municípios do Maranhão e prefeito de Itapecuru-Mirim; Gil Cutrim, prefeito de São José de Ribamar; e os deputados estaduais Léo Cunha, Antônio Pereira, Valéria Macedo e Francisca Primo e o deputado federal Chiquinho Escórcio.
Na opinião do secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, a realização dos Seminários é um fato marcante, simboliza um novo momento no que diz respeito ao planejamento e ao desenvolvimento do Maranhão. “Todas as lideranças foram chamadas para ajudar o governo a construir seu planejamento de curto e médio prazo. A população tocantina costuma cobrar muito e por isso o governo está aqui para ouvir e identificar quais são as prioridades que a região quer que sejam incluídas no PPA de 2011 a 2015”, ressaltou Rocha.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, levar o governo até os municípios para ouvir as lideranças é uma ideia vitoriosa da governadora Roseana Sarney. “Isso nos permitirá fazer um planejamento mais realista, voltado para as necessidades específicas de cada região, vai possibilitar o estabelecimento de parcerias entre União, Estado e municípios, para que as soluções possam chegar mais rapidamente a cada ponto do Maranhão”, enfatizou Luís Fernando.
Importância - O prefeito Sebastião Madeira (PSDB) destacou a importância do Seminário, cujo objetivo é colher informações para subsidiar o Governo na elaboração das políticas públicas, e teceu elogios à governadora Roseana Sarney. “Acredito que os 217 prefeitos do Maranhão vivem apavorados com o cipoal jurídico que permeia a administração pública. São mil regras para licitação, outras tantas para prestação de contas de convênios federais para recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), isso cria embaraços e grandes dificuldades. Portanto, quero louvar a iniciativa da governadora. Em nome de todos os prefeitos da região, agradeço a iniciativa da governadora Roseana de dar essa contribuição para os gestores do Maranhão”, ressaltou Madeira.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Léo Cunha declarou apoio à iniciativa. “Juntos vamos fazer um Maranhão cada vez melhor”, destacou. “Afirmo que, após a conclusão deste trabalho, assim que o projeto for encaminhado à Assembleia Legislativa, para aprovação, me empenharei para fazer com que as propostas contidas no PPA se convertam em benefícios para todos os maranhenses”, disse o deputado.
Prefeitos otimistas - Os prefeitos que participaram do nono Seminário Regional de Lideranças destacaram a importância do evento. “Nós estamos otimistas quanto aos resultados porque percebemos que existe hoje um governo participativo, que estimula os debates e que busca compartilhar as decisões de governo”, afirmou Júnior Marreca, presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).
“Essa é uma prática legítima, absolutamente correta de se fazer planejamento. É uma metodologia acertada, razão pela qual eu parabenizo o Governo do Estado por estar implantando um novo modo de planejar e governar”, declarou o prefeito de Grajaú, Marcial Arruda.
O prefeito de Sítio Novo, Carlos Jansen Mota Sousa, comunga da mesma opinião. “ É uma iniciativa muito válida, pois as pessoas que estão aqui conhecem a realidade onde estão inseridas. Ouvindo as pessoas a governadora vai obter um diagnóstico correto do que a população precisa e vai formular políticas públicas que reflitam os interesses de cada região do estado”, destacou.
O prefeito lembrou ainda que cada município tem dificuldades especificas. “No nosso caso, a carência maior é na infraestrutura: estradas vicinais, pavimentação de ruas e saneamento básico e, este ano, Sítio Novo completa 50 anos de emancipação política e ganhará uma nova estrada. Debates como estes são muito importantes”, declarou Carlos Jansen, referindo-se à (MA-280, estrada que liga Montes Altos Sitio Novo).
A vereadora de Imperatriz Fátima Lima Avelino, também destacou o encontro. “Leis mudam a toda hora e nós precisamos estar atualizados. Acredito que o Plano de Governo construído com a participação popular irá contribuir para o fortalecimento da nossa região”, assinalou Fátima Avelino.
Opinião semelhante foi manifestada pelo vereador de Grajaú, José Arão Lopes. “É válido porque, todo processo, quando é para beneficiar um povo, é necessário que se ouça aqueles que irão ser beneficiados. Pra mim, esse processo é muito bom. Eu tenho certeza que esses encontros trarão uma resposta positiva para a nossa comunidade”, destacou o parlamentar, que representa as comunidades indígenas de Grajaú.
Publicado em Política na Edição Nº 14164
Comentários