A presidente do Consórcio dos Municípios dos Corredores Multimodais do Maranhão (COMEFEC), prefeita de Vila Nova dos Martírios, Karla Batista (PSDB), liderou a caravana de prefeitos que cumpriu agenda de reuniões no Rio de Janeiro, na sexta-feira (17), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
Na ocasião, estavam presentes o deputado federal André Fufuca, os prefeitos Adão Carneiro (São Francisco do Brejão), Fernando Teixeira (Cidelândia); Fufuca Dantas (Alto Alegre do Pindaré); Fernando Coelho (Bom Jesus das Selvas); Dr. Francisco (Bom Jardim); Sidney Pereira (Anajatuba), Didima Coêlho (Vitória do Mearim); Lúcio Flávio (Itinga Maranhão); Zé Gomes (Buriticupu); Fabricio Ribeiro, representando Açailândia; Dilton Carvalho, diretor do Comefc; Rodrigo Lago, representando o Governo do Estado do Maranhão, e Marilene Ramos, diretora Executiva do BNDES.
Por todos esses municípios passa a ferrovia da mineradora Vale.
O objetivo do encontro foi discutir a liberação dos recursos do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD), que há muitos anos estavam travados devido às inúmeras burocracias impostas pelo BNDS e o Governo do Estado. Após muita luta da prefeita e presidente da COMEFC, Karla Batista, o recurso foi liberado. Uma alegria para todos os prefeitos que compõem o consórcio, pois o mesmo irá contemplar 22 municípios com obras e desenvolvimento para a região.
Sobre o Fundo FRD
O Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD), do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), visa financiar projetos de desenvolvimento regional e social em municípios situados na área de influência da mineradora Vale.
Objetivo do Consórcio COMEFEC
O objetivo da constituição do Consórcio é estabelecer a relação direta entre os gestores públicos municipais, com os órgãos federais, estaduais e a mineradora VALE. Ao longo de 3 anos, o Consórcio já acumula conquistas, a exemplo da construção de barragens, recuperação de estradas vicinais, construção e reforma de escolas, unidades básicas de saúde (UBS), poços artesianos, quadra poliesportivas, além da aquisição de kits de irrigação, ambulâncias e outros veículos.
“Eu, como presidente do Consórcio, agradeço os prefeitos pela confiança que me deram para representá-los. Nos sentimos felizes ao receber esta vitória, pois juntos faremos sempre o melhor.
Nossa gestão visa priorizar busca por investimentos na qualidade de vida da população do Maranhão. Esta vitória representa nossa força e o reconhecimento que o Consórcio merece”.
A presença do secretário da Transparência, Rodrigo Lago, representando o governador, muito contribuiu para o bom andamento dos trabalhos, pois o governo ratificou ao BNDES que este recurso é das prefeituras, que sofrem os impactos da estrada de ferro Carajás.
“Nossa missão é contribuir para a melhoria do IDHM, e assim trazer dias melhores não só para o município de Vila Nova dos Martírios, mas para todos os 22 municípios que fazem parte do Consórcio”, destacou a prefeita e presidente da COMEFC, Karla Batista.
Os municípios que compõem o Consórcio são: São Pedro d’Água Branca,Vila Nova dos Martírios, Cidelândia, São Francisco do Brejão, Açailândia, Itinga, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Santa Inês,Bom Jardim, Pindaré Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Itapecuru Mirim, Igarapé do Meio, Anajatuba, Monção, Tufilândia, Miranda do Norte, Vitória do Mearim, Arari, Santa Rita e Bacabeira.
Indagada sobre como será feito o rateio, Karla Batista informou que será por 50% quilometragem de ferrovia no território do município e 50% pela população. Hoje o valor dos recursos gira em torno de R$ 57 milhões.
Comentários