Um dia de intensa movimentação no staff das duas maiores prefeituras do médio Tocantins, quando o prefeito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira, recebeu nesta cidade, nesta sexta-feira (12), o prefeito de Marabá (PA), João Salame Neto, que veio acompanhado de boa parte de seu secretariado e auxiliares. Salame Neto veio conhecer de perto o funcionamento da máquina administrativa da segundo maior cidade maranhense.
João Salame Neto, jornalista, publicitário, ex-deputado estadual e ex-líder estudantil, com pouca experiência no executivo, gostaria de saber como seu colega prefeito Sebastião Madeira conseguia governar um município, com problemas diversos, mas que se tornara um exemplo na aplicação de recursos em todos os setores, notadamente na área de saúde.
Antes da chegada do gestor marabaense, por volta das 09h30 da manhã, Madeira reuniu no auditório da Universidade Aberta do Brasil – UAB todo o seu secretariado para uma conversa preliminar, na qual ele cobrou que o titular de cada pasta passasse ao prefeito João Salame e seus auxiliares, todas as informações, com a devida precisão, para que pudesse haver uma troca de experiências.
Ao iniciar a reunião de trabalho, Sebastião Madeira apresentou a João Salame, todos os secretários, observando que, todos eles, estavam seguindo o programa de corte de despesas consideradas desnecessárias, ou outras que estavam sendo surrupiadas, principalmente no pagamento de energia e água.
“Para tanto, a prefeitura criou a Unidade de Gestão Energética Municipal que passou a disciplinar as contas de energia elétrica de todos os órgãos do governo municipal e desta forma conseguimos uma grande economia nesse setor”, explicou Madeira, ressaltando que, da mesma maneira, disciplinou o fornecimento de água em praças e logradouros públicos.
“Desta forma, todos os recursos que obtivemos com essas mudanças, consideradas até drásticas, estamos aplicando em setores que venham beneficiar nossa população”, disse Madeira, solicitando, a partir de então que os secretários colocassem de maneira objetiva a situação de suas pastas e respondessem as questões feitas pelos visitantes.
A palavra foi franqueada, inicialmente, para o controlador-geral do Município, Cândido Madeira, que falou da importância de sua pasta no que diz respeito a fechar a porta do desperdício. Cândido explicou que o modelo de gestão do prefeito de Imperatriz é baseado na transparência, na capacidade técnica da Comissão Permanente de Licitação.
Na sequência, o secretário de Infraestrutura, Roberto Alencar explicou como funciona a sua pasta, esmiuçando principalmente, a questão da coleta de lixo, a pavimentação de ruas, a construção de pontes sobre os riachos, entre outros. A professora Miriam Reis fez uma explanação geral sobre o funcionamento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), bem como de todos os programas que estão sendo executados.
Em seguida a professora Maria da Conceição Formiga, titular da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, explicou sobre as ações de sua pasta, notadamente no que diz respeito à violência contra a mulher. Entregou a secretária de Assistência Social do Município de Marabá, Habiancy Cardoso, um exemplar do recém lançado Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.
O diretor-geral do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), médico Alysson Mota fez uma explanação sobre a saúde do município, elencou um rosário de dificuldades que foram enfrentadas e vencidas, tanto que o HMI transformou-se em hospital de referência para toda essa região, servindo dezenas de municípios do Maranhão, Tocantins e Pará.
Após as explanações dos secretários e do prefeito de Marabá, João Salame Neto, o prefeito Sebastião Madeira convidou a comitiva marabaense a conhecer órgãos, projetos e obras, da prefeitura de Imperatriz. A começar pelo Restaurante Popular, onde foi servido o almoço para os visitantes, os quais se disseram impressionados com o valor de R$ 1 real e a qualidade da alimentação.