João Lisboa - Em mais uma viagem de trabalho e com o intuito de continuar desenvolvendo um modelo de gestão direcionada a reconstrução e a solução de problemas sociais na cidade de João Lisboa, o prefeito Jairo Madeira se reuniu com técnicos e diretores do Governo Federal, em Brasília.
Em audiência no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Jairo Madeira foi recebido pelo diretor Thiago Raduns, onde, na oportunidade, reivindicou a liberação de recursos para a construção de ginásios poliesportivos e de escolas na zona rural e zona urbana do município. “As atividades esportivas, de recreação e uma estrutura de qualidade, junto ao empenho do educador em sala de aula, são pontos primordiais para a melhoria da educação, por isso solicitamos junto aos ministérios os recursos para programar essas ações”, ressaltou o chefe do executivo.
Quanto à visita ao Ministério da Saúde, Jairo Madeira reivindicou recursos para construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, o gestor solicitou verbas para reforma e ampliação de unidades, da sede e da zona rural.
Na reunião, Jairo Madeira falou sobre as ações na área da saúde e a ampliação no atendimento clínico adequando o município aos programas do Ministério da Saúde.
“Estamos concluindo o Centro de Especialidades, e reformando a Unidade de Saúde do Bairro Cidade Nova essa etapa que deve ser concluída até o final do mês”, disse Jairo.
Avanços - A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu equipamentos modernos de fisioterapia, que irão ajudar no tratamento de pacientes que dependem do TFD - Tratamento Fora do Domicilio, que é custeado pela Secretaria de Saúde do Município.
De acordo com o secretário de Saúde, Cleonaldo Diniz, Jairo Madeira regularizou as pendências junto aos profissionais de saúde e isso deu credibilidade à gestão.
A Secretaria já ativou várias especialidades melhorando consideravelmente o atendimento nas áreas de cardiologia, geriatria, ginecologia, dermatologia, neurologia e pediatria.
“Jairo Madeira já autorizou sua equipe a realizar o processo de licitação para que possamos regularizar os procedimentos em urologia e outras especialidades, como Endoscopia, que já está funcionando”, garantiu Cleonaldo Diniz.
Atualmente o município de João Lisboa conta com 09 equipes de PSF- Programa Saúde da Família e uma equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família que realiza visitas itinerantes tanto na zona urbana quanto na zona rural do município.
“Além das equipes médicas já existentes que atuam no PSF, implantamos também uma equipe de visita mensalmente nos povoados Centro dos Carlos, Bom Lugar, Mussambê e Capemba D’Água”, explica o secretário, ressaltando que as visitas se concentram nos finais de semana, uma vez que é mais fácil encontrar as famílias em casa.
Outros avanços que podem ser citados são: A terceirização dos serviços médicos, ativação dos plantões hospitalares e o pagamento dos demais servidores dentro do calendário de vencimento.
“Essas ações acabaram com a falta de atendimento médico e aumentou a satisfação da população que em pequenos casos se deslocavam para outros centros médicos”, ressalta o secretário de Saúde.
Os serviços de atendimento odontológico foram ampliados e hoje o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas funciona com modernas instalações proporcionando mais qualidade no atendimento aos usuários.
João Lisboa vem avançando em todos os setores da saúde. O secretário confirmou que o pré-natal de baixo risco já está sendo realizado no município, além de alguns partos que são realizados no Hospital Municipal de João Lisboa.
Cleonaldo Diniz informou ainda que o setor de pequenas cirurgias foi reativado, possibilitando a realização de cerca 20 cirurgias eletivas por mês, o secretário disse que essas conquistas só estão sendo viabilizadas por causa do esforço do prefeito Jairo Madeira, que tem buscado todas as parcerias necessárias para melhorar as condições de vida da população.
Publicado em Política na Edição Nº 14852
Prefeito tem audiência nos Ministérios da Saúde e Educação
Reunião define novas metas e garante melhorias de atendimento a população
Comentários