O prefeito Juscelino Oliveira, acompanhado de vereadores, secretários municipais, diretoria do CEA (ACIA SICA e CDL), esteve reunido, no gabinete da Prefeitura Municipal de Açailândia, com membros da diretoria da Suzano Papel e Celulose. A reunião teve o objetivo principal de esclarecer alguns pontos sobre os empreendimentos, os projetos que a empresa Suzano Papel e Celulose desenvolverá em Açailândia, assim como nas cidades vizinhas que fazem parte da nossa região.
Buscando solução para os impactos sociais, especialmente sobre a garantia de emprego e renda para nossa população, o prefeito avaliou o encontro como positivo, classificando assim a reunião com os representantes da Suzano. Tudo dependerá do bom relacionamento que será desenvolvido nesta parceria entre a prefeitura e a própria empresa. Juscelino Oliveira ficou satisfeito com esta primeira conversa e contato, por entender que o município poderá ser beneficiado com os investimentos que serão desenvolvidos para o município e, claro, para toda a região.
Anteriormente a esse primeiro contato mencionado acima, esse problema já havia sido discutido e apresentado pela classe empresarial a toda a imprensa local, assim como ao prefeito Juscelino Oliveira, que na ocasião demonstrou grande preocupação e interesse sobre a grave situação que poderá passar o município com a rescisão de contrato de mais de 1.200 trabalhadores da siderúrgica Vale do Pindaré, que perderão seus empregos até o final do ano, sendo eles a maioria pais ou arrimos de famílias.
Juscelino Oliveira disse que a venda da siderúrgica vai causar sérios e graves problemas para o município, ocasionando um impacto ambiental e também a questão do desemprego. O gestor irá buscar soluções junto ao Governo do Estado, reunindo-se com entidades, técnicos da área florestal e do meio ambiente para fazer um estudo e análise desta situação e posteriormente buscar orientação do governador Flávio Dino.
"Uma vez que a Suzano ainda não havia nos procurado, fomos buscar os devidos conhecimentos e direitos jurídicos e, em seguida, procuramos a diretoria da empresa Suzano para analisar a proposta. Faremos reunião também com a diretoria do consórcio COMEFEC, além de prefeitos de Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Santa Inês, que também serão afetados com a venda da siderúrgica, e isso significa dizer que cerca de 10 mil pessoas devem ser atingidas com estas medidas e hoje está acontecendo este encontro com a empresa Suzano", finalizou o prefeito Juscelino.
Comentários