A Mesa do Senado se reúne nesta quarta-feira (28), às 15h, com o mínimo de quatro senadores, quando deverá dar posse a Jader Barbalho (PMDB-PA) para o mandato hoje exercido por Marinor Brito (PSOL-PA). A senadora, que alega não ter exercido plenamente seu direito de defesa nesse processo, impetrou mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, invocando esse direito.
Beneficiado pela interpretação dada pelo STF à Lei da Ficha Limpa, Jader assume um mandato de sete anos e um mês. Onze meses desse mandato foram exercidos por Marinor, beneficiária da primeira interpretação dada à lei.
Jader Barbalho iniciou a carreira política como vereador em Belém. Desde então foi deputado estadual, quatro vezes deputado federal, ministro do governo José Sarney no final da década de 80 e governador do Pará por duas vezes. Foi eleito para o Senado pela primeira vez em 1995. Na eleição de 2010, foi o senador mais votado com 1,8 milhão de votos. Marinor Brito foi a terceira colocada, com 750 mil votos.
Em mensagem ao povo do Pará, publicada em sua página oficial na Internet, Jader afirmou que perdeu um ano de legislatura mas que, nos sete anos que restam, fará de tudo para tornar este o seu “melhor mandato”. À imprensa, o senador afirmou que está acostumado a “enfrentar longas batalhas” e ressaltou que não foi o STF quem lhe deu o mandato no Senado e, sim, a população do Pará. (Agência Senado)
Publicado em Política na Edição Nº 14288
Comentários