Domingos Cezar
Fundada no dia 27 de abril de 1991, a Academia Imperatrizense de Letras completou ontem 26 anos de atividades literárias. Para comemorar a data, acontece na noite desta sexta-feira (28), a partir das 19h30, uma vasta programação que inicia com a posse da nova diretoria, seguida da entrega do Prêmio AIL - 2017.
Eleita no último dia 6 de abril, toma posse hoje a nova diretoria que ficou assim constituída: Presidente - Raimundo Trajano Neto, Vice-Presidente - Liratelma Alves Cerqueira, 1º Secretário - Domingos Cezar Ribeiro, 2º Secretário - Ariston di França, Tesoureira - Antonia Arlene Azevedo, 2ª Tesoureira - Maria Helena Ventura.
Na assembleia do dia 6 de abril, os acadêmicos escolheram a obra "Encantos Poéticos", do poeta Ribamar Silva, como a grande vencedora do Prêmio Literário AIL - 2017. Como se trata de uma Lei Municipal sancionada há 22 anos, cabe ao prefeito Assis Ramos fazer a entrega do prêmio no valor de R$ 5 mil, ao merecedor de tão importante prêmio literário.
Nesses 26 anos de existência, a Academia Imperatrizense de Letras com todas as dificuldades enfrentadas continua com suas portas abertas ao público, principalmente o estudantil, com uma das mais completas bibliotecas. Nela os estudantes de segunda a sexta-feira têm a oportunidade de ler livros dos mais diversos gêneros.
Outro ponto que chama atenção de estudantes de todos os níveis é o arquivo do jornal O PROGRESSO, onde os interessados fazem suas pesquisas sobre os acontecimentos da cidade, desde o dia 3 de maio de 1970, com a fundação do jornal. Uma secretária orienta os estudantes na escolha dos livros da biblioteca.
Há 14 anos, sob a inspiração do acadêmico Zeca Tocantins, a AIL criou uma feira de Livros, cujo evento denominava-se "Semana Imperatrizense do Livro". Anos depois, sob os auspícios do saudoso acadêmico Adalberto Franklin, o evento entrou no circuito nacional passando a se denominar Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP.
Desde então, o Salão do Livro de Imperatriz passou a ser o maior evento literário do Maranhão. Nas últimas edições, o SALIMP tem atraído escritores e artistas de renome nacional, livreiros das mais famosas editoras e um público estimado em 120 mil pessoas contando com as que convergem de vários municípios da região tocantina.
Comentários