Ribinha Cunha propõe trabalhar pela cidade e para a cidade "Pra cuidar de Imperatriz não temos que fazer política, temos que fazer gestão".

Ser um líder requer competência. Gerenciar recursos públicos envolve também compromisso. Com o sentimento de dever com o lugar onde nasceu e escolheu pra viver, o candidato a prefeito Ribamar Cunha Filho apresenta os motivos pelos quais pretende ser prefeito de Imperatriz.

"Dar um pouco de nós ao lugar onde tivemos as melhores oportunidades é uma das formas que temos para contribuir com nossa cidade empenhando a experiência adquirida ao longo da vida profissional pra cuidar da nossa gente, gerar novos empregos, modernizar a administração, preparar as pessoas em conhecimento para o mercado de trabalho e melhorar a estrutura, principalmente nos bairros, para fazer de Imperatriz uma cidade mais moderna, mais justa e mais humana", afirma o candidato ao fazer uma análise do cenário atual.
"Vivemos um momento decisivo: Imperatriz cresceu e encontrou o caminho para o desenvolvimento. Administrar uma cidade desse porte requer habilidade, competência, caráter e compromisso. O avanço até aqui conquistado não pode se perder. A minha responsabilidade como filho dessa cidade é ainda maior e por isso aceitei o desafio de ser candidato a prefeito de Imperatriz".
Para exemplificar sua proposta de gestão pública, o administrador de empresas Ribinha Cunha apresenta medidas para superar os desafios que se apresentam à segunda maior cidade do Maranhão:

INFRAESTRUTURA- Nossa prioridade será o investimento nos bairros. 250 quilômetros das vias já estão pavimentados. Mas ainda temos mais 500 quilômetros de ruas sem asfalto. Com recursos próprios ou em parceria, vamos levar a essas regiões as frentes de drenagem e pavimentação e a moderna iluminação de LED, mais eficiente e econômica, além de melhorar o urbanismo e paisagismo para deixar nossa cidade mais bonita. Pouco mais de 30% da cidade tem esgotamento sanitário e o abastecimento de água ainda não está universalizado. Para avançar em saneamento vamos lutar por parcerias com os governos Estadual e Federal e também cobrar da Caema o investimento da taxa de esgoto que pagamos mensalmente em nossa fatura de abastecimento de água. A exemplo da Praça Mary de Pinho, nosso objetivo é reformar e modernizar as praças e logradouros públicos, com a implantação de academias ao ar livre e parquinho infantil. 

SAÚDE - Pasta emblemática da gestão municipal, a saúde tem se tornado um problema permanente desde que o governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina restringiram os atendimentos ao povo da região Tocantina, e Imperatriz passou a atender a essa demanda. Nossa saúde há muito deixou de ser local para ser uma saúde regional com o atendimento de pacientes do Maranhão, Pará e Tocantins. Há muitos anos os recursos estão praticamente congelados e atendemos a uma demanda de um milhão de habitantes. Mesmo assim, avançamos e as pessoas são atendidas. São centenas de vidas que se salvam diariamente.
Pra avançar na saúde faremos uma força-tarefa. Vamos convocar os prefeitos dos municípios atendidos aqui e propor que juntos lutemos em Brasília pelo reconhecimento de Imperatriz como polo macrorregional em saúde e assim garantir a atualização dos recursos enviados pelo Ministério da Saúde e também estabelecer um sistema de contrapartida desses municípios por meio de um consórcio entre esses três estados para que o atendimento a seus pacientes continue sendo realizado aqui. Não será fácil, mas também não é impossível.
Além do atendimento no Socorrão, investir na saúde preventiva com ampliação dos programas da Atenção Básica. Para isso vamos ampliar os programas e a rede de postos de Saúde com atendimento médico todos os dias da semana.

EDUCAÇÃO - A rede municipal de ensino está de cara nova. São mais de 70 ações de melhorias com reforma, ampliação e construção de novas escolas. Dessas, 14 já estão totalmente climatizadas. O objetivo é climatizar todas, gerar conforto e influenciar positivamente no aprendizado de nossos alunos.
Boas condições de trabalho aliadas à valorização profissional com qualificação e boa remuneração aos nossos professores, vão garantir educação de qualidade.
Continuaremos investindo na estrutura física, inclusive com a oferta de mais espaços voltados à pesquisa e à prática de esportes. Vamos aprimorar o processo democrático de eleição direta de diretores de escolas municipais, dinamizar a inclusão digital nas escolas municipais, e implantar o "Programa Passe Livre" no transporte coletivo urbano para alunos da rede municipal de ensino, subsidiando os custos.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL - No mapa do IPEA de 2015, Imperatriz é o único município do Maranhão com baixa vulnerabilidade social. O Índice de Desenvolvimento Municipal aferido pela FIRJAN também releva que a única cidade do Estado do Maranhão que aparece com destaque, inclusive em situação melhor do que a da Capital São Luís, é Imperatriz. Com essa situação favorável, planejamos modernizar a qualidade dos programas executados pela Secretaria de Desenvolvimento Social com apoio e incentivo ao trabalho de assistência social realizado por instituições religiosas e entidades filantrópicas de atendimento a dependentes químicos e em estado de grave situação social. É importante manter o valor de R$ 1,00 (um real) da alimentação servida pelo Restaurante Popular, e mantê-lo funcionando sem recesso de fim de ano.
No quesito habitação, continuar em busca de recursos para superar o déficit de moradia das famílias de baixa renda por meio dos programas habitacionais que já garantiram oito mil unidades na cidade.

ESPORTE E JUVENTUDE - Oportunizar aos nossos jovens experiências educacionais, esportivas e profissionais é uma das formas de garantir-lhes a cidadania. Por isso defendemos a unificação das secretarias de esporte e juventude. 
Sabendo da importância dos projetos de associações é que planejamos instituir o Sistema Municipal de Incentivo ao desporto amador, dando suporte aos projetos já atuantes nos bairros de Imperatriz. Calcular um percentual dos recursos do Tesouro Municipal para implantar dotação orçamentária à Secretaria de Esportes. Buscar recursos e parcerias para recuperar, manter e construir e aumentar o número de espaços esportivos nos bairros de Imperatriz e também os campinhos de várzeas. Com incentivo, ampliar a participação dos alunos de Imperatriz nos jogos escolares, competições regionais e até mesmo nacionais e internacionais e apoiar atletas que se destaquem e representem Imperatriz.
Realizar cursos de formação e capacitação técnico-profissional através de convênios com as universidades públicas, privadas (por meio de bolsas) e também com as instituições do Sistema S. Implantar Programa de Ingresso no Mercado de Trabalho, através de uma forte articulação com o Sistema Nacional de Emprego, Federação das Indústrias do Maranhão, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz e Câmara dos Diretores Lojistas de Imperatriz. Para incentivar o ingresso na universidade, implantar cursinho pré-vestibular popular para alunos de baixa renda.

CULTURA - Imperatriz é um berço de artistas. Com identidade própria, nosso povo tem a arte e a cultura nas veias, mas falta valorização. Para garantir aos nossos artistas o fomento à produção cultural, vamos colocar em execução o Sistema Municipal de Cultura, a fim de garantir, com efetividade, a Política de Incentivo à Cultura. Executar em parceria com as escolas e com entidades de moradores, atividades lúdicas e culturais nos bairros de Imperatriz de interesse das comunidades. Firmar parcerias público-privadas para realização de eventos, estabelecendo assim um calendário dos eventos culturais de Imperatriz.
Criar também espaços para apresentações semanais. Por que não dar vida noturna ao calçadão, com música de qualidade, apresentações diversas e tornar aquele espaço numa opção pública de lazer duas ou três vezes na semana?

MULHER - Para dar suporte às mulheres que são mais da metade de nossa população vamos modernizar e melhorar o atendimento de mulheres vítimas de violência. Instituir a Assessoria Jurídica de Assistência às mulheres dependentes de medidas protetivas e implantar parquinho infantil na Casa Abrigo para atender aos filhos de mulheres abrigadas. 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - A geração de emprego e renda é a mola propulsora para a elevação da economia. Criar políticas públicas que façam a prospecção de novos negócios em atividades ainda inexistentes em Imperatriz, como a indústria de calçados. Ampliar a tendência de Imperatriz no setor têxtil, que já é uma realidade, além de incentivar para que novas empresas do ramo de industrialização de alimentos possam se instalar em Imperatriz. Preparar nossa gente para essas novas frentes de trabalho é o nosso compromisso.
Para fomentar a economia local e valorizar os trabalhadores autônomos e empresas de pequeno porte, vamos criar a Feira do Empreendedor; instituir o Conselho de Desenvolvimento Econômico; implantar a Política Municipal de Incentivo ao micro e pequeno empreendedor. Vamos iniciar também a política de desenvolvimento do potencial turístico da Região tendo como referência a cidade de Imperatriz, face à logística de transporte, hotelaria e afins.

PLANEJAMENTO URBANO - Para garantir qualidade de vida devemos pensar em um planejamento urbano sustentável, a começar pelos problemas socioambientais, discutir alternativas adotadas por algumas cidades-modelo para solucionar as dificuldades decorrentes da falta de planejamento e do impacto de ações humanas negativas para o território. O primeiro passo é atualizar os Códigos de Posturas, de Obras e o Plano Diretor, além de criar o Parque Ecológico Municipal; dinamizar políticas públicas de defesa do meio ambiente; instituir Política de Recuperação e Proteção das nascentes de rios e riachos; executar a efetivação da "Lei das Calçadas"; tornar mais eficiente a recepção e a tramitação de processos; implantar e executar uma política de coleta seletiva de resíduos e abrir possibilidade de negócios para que empresas e associações possam atuar na reciclagem dos mesmos.

AGRICULTURA - Com solo rico e clima favorável, podemos incentivar a vida no campo e fomentar o cultivo de grãos, verduras e hortaliças. Vamos manter e ampliar a municipal de apoio ao micro e pequeno produtor rural. Auxiliar a escoação e comercialização de produtos agrícolas para micro e pequeno produtor rural, e para isso, realizar em parceria com a Sinfra a recuperação e manutenção de estradas vicinais. Incentivar e apoiar a realização de feiras itinerantes.
Viabilizar a terceirização da administração do abatedouro municipal, modernizando-o ainda mais a qualidade dos serviços. Desenvolver Programa de apoio e logística a atividades realizadas pelas quebradeiras de coco.

TRÂNSITO - Em Imperatriz circulam diariamente mais de cem mil veículos. Para dar fluidez e segurança ao trânsito é necessário modernizar e ampliar o Sistema de Integração do Transporte Coletivo. Ampliar e modernizar a sinalização de trânsito para toda a cidade. Elaborar Projeto de lei para regulamentar o embarque, o desembarque e a circulação do transporte intermunicipal de passageiros. Ampliar e melhorar as condições dos postos de táxi e mototáxi de Imperatriz. Implantar abrigo em todos os pontos de ônibus do transporte coletivo. Garantir curso de aperfeiçoamento aos Guardas Municipais de Trânsito. Realizar campanhas permanentes de educação de trânsito.

ADMINISTRAÇÃO - Modernizar os serviços prestados pela Secretaria de Administração. Implantar sistema de atendimento online aos servidores para atender demandas funcionais. Revisar a lei que implantou o Regime Único dos Servidores. Executar política de capacitação permanente dos servidores do departamento de Recursos Humanos, processo e protocolo para garantir a eficiência.
"Por acreditar na força do povo e por ser apaixonado por nossa grande cidade, aceitei o desafio de cuidar do nosso futuro e garantir que a 'Majestade do Tocantins' continue no caminho certo!".