Rosângela Curado

Imperatriz é uma grande cidade. Com potencial para ser uma das mais desenvolvidas de nosso país, nossa cidade traz em si esse contraste: uma grande cidade, líder regional, base de uma região metropolitana, ainda carrega diversos problemas administrativos frutos de gestões ultrapassadas, sem nenhuma criatividade para enfrentar suas dificuldades.

De um lado, uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo. Do outro, bairros inteiros sem água encanada e sem esgotamento sanitário. Um dos maiores polos comerciais do país que, ao mesmo tempo, vê seus cidadãos e, sobretudo cidadãs, enfrentando filas nas madrugadas frias, em calçadas das unidades de saúde. São diversos e intermináveis os exemplos.
Posso dizer que acompanhei uma parte importante do crescimento de nossa cidade. Cheguei aqui muito jovem e vi um lugar muito bom para se tocar a vida, cheia de gente trabalhadora, empreendedora. Mas me entristecia, ao mesmo tempo, ver que todo esse potencial estava sendo desperdiçado. Trabalhei duro junto com minha família, a exemplo dos milhares de imperatrizenses que construíram - e ainda constroem - cotidianamente esta grande cidade. Demos nossa contribuição no campo profissional, mas tenho certeza que ainda podemos contribuir com muito mais. Tenho a convicção de que posso e de que estou preparada para contribuir ainda mais com o desenvolvimento, o crescimento, o progresso de Imperatriz.
Na minha área de atuação profissional, como dentista, sempre mantive contato diário com as pessoas. As mais diversas: crianças, idosos, homens e mulheres, ricos e pobres. Atendi muita gente pelo SUS, esses os mais carentes, com menos recursos financeiros. Gente muitas vezes já com a dentição em péssimo estado, dada simplesmente a falta de informação e cuidados básicos de saúde.
Fui também secretária de saúde em alguns municípios, como João Lisboa, Coelho Neto e Imperatriz. Aí pude ver ainda mais de perto os problemas que circundam a gestão pública e, mais que isso, vi que os governantes podem fazer muito mais pelo seu povo, desde que sejam criativos, arrojados e façam o bom uso dos recursos públicos.
Tive também uma grande experiência, em maior escala, quando fui convidada pelo governador Flávio Dino a ser subsecretária de Saúde do Governo do Estado. Lá também trabalhei duro e obtive ainda mais experiência em gestão pública, me preparando ainda mais para este desafio, a este sonho, que é ajudar a cuidar de Imperatriz e de nossa gente.