Aurélio Gomes diz que CPI vai continuar

Hemerson Pinto

Depois da aprovação do requerimento que pede o arquivamento da Comissão Parlamentar de Inquérito, instaurada para investigar o contrato da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão com a Prefeitura de Imperatriz, alguns moradores questionam o que pode acontecer se a CPI for arquivada.
No bairro Nova Imperatriz, o auxiliar de construção civil Alex dos Santos Silva disse que, tanto ele quanto vizinhos, e até amigos que moram em outros bairros estão interessados na continuação dos trabalhos. “A água não está chegando direito nas torneiras da rua lá de casa e a conta, este mês, veio mais alta”, comentou.
A mesma opinião é a da dona de casa Maria Helenice, do Parque São José. Encontrando O PROGRESSO na rua, perguntou: “Você sabe me dizer como vai ficar se a CPI for arquivada?”. Helenice afirmou que desde a notícia de que um dos vereadores pediu o arquivamento, ela e as vizinhas torcem para que os membros da CPI não parem os trabalhos. “É nossa chance de saber o que acontece e quem sabe ver alguma mudança positiva na Caema”, falou, justificando a preocupação.
O PROGRESSO buscou na Câmara um dos membros da Comissão e encontrou o vereador Aurélio Gomes, relator da CPI. O legislador de primeiro mandato foi firme na declaração: “Decidimos que não vamos parar a CPI. Vamos parar se a justiça mandar. A gente não conhece na constituição brasileira nenhuma CPI que foi arquivada quando ela está funcionando. E esta CPI está andando. Os próprios membros é que devem decidir se ela pode ser arquivada ou não”.
Segundo Aurélio, os vereadores que assinaram a favor da abertura da CPI foram os mesmos que assinaram pedindo o arquivamento. “Esses vereadores não têm compromisso com o povo de Imperatriz. Sabemos que a Caema passa por dificuldade, que o povo de Imperatriz passa por dificuldades com a falta de água”, declara.
O relator da CPI da Caema anunciou que as primeiras semanas de trabalho já rederam algum resultado positivo: “Temos a informação de que o Governo do Estado começa a se movimentar e deve investir em Imperatriz na perfuração de vários poços artesianos. Gostaríamos que o governo fizesse mesmo este tipo de ação”.
Desde quando foi iniciada, a CPI da Caema visitou bairros como Parque Amazonas, Vila Vitória, Vila Davi II, Ayrton Senna, Parque Amazonas, Vila Fiquene, Vila Palmares e na tarde de ontem estava prevista visita aos bairros Vilinha e Alvorada.
Além do relator Aurélio Gomes, a CPI é composta pelo presidente Carlos Hermes e os vereadores Raimundo Roma, Eudes e Fidélis Uchôa. O grupo recebe apoio dos vereadores Rildo Amaral e Marco Aurélio.