Lobão fala às lideranças políticas e comunitárias do do Baixo Parnaíba

Há duas semanas da data da Convenção do PMDB, os membros da direção estadual consideram tranquilas as movimentações na organização do evento que lançará o senador Lobão Filho como candidato ao governo do estado. A tranquilidade se dá mesmo diante da indefinição das chapas majoritárias de senador e governador, já que até o presente momento, não existe indicação formalizada para as vagas de segundo suplente de senador e vice-governador.

 O presidente estadual do partido, Remi Ribeiro, reafirmou a tranquilidade dos correligionários e declarou que do ponto de vista estrutural, tudo já está organizado. “A preparação para a Convenção está correndo na perfeita ordem, do ponto de vista da organização e local”, disse.
 Remi declarou que durante a Convenção deverão ser conhecidos também os candidatos a deputados federais e estaduais. “As candidaturas proporcionais são outra questão que também jádo Baixo Parnaíba debatemos. Candidatos pelo partido que deverão ser anunciados durante a Convenção”, afirmou. do Baixo Parnaíbado Baixo Parnaíba
Sobre o Senado, o presidente da legenda assegurou que a proposta de indicar Gastão Vieira e o primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores está mantida. “A discussão do Senado deve ser encaminhado da forma que está proposta, da candidatura do deputado Gastão Vieira, com a primeira suplência para o PT”, disse.`
 Vice - Depois de descartada a hipótese de aliança com o PDT, já que nesta semana, durante Convenção Nacional do partido, o presidente da legenda, Carlos Lupi, reafirmou apoio à Flávio Dino (Pdo Baixo ParnaíbaCdoB), o PMDB agora segue em busca da indicação do nome que dividirá a chapa com Lobão Filho.
 O Partido dos Trabalhadores já tem um espaço garantido na majoritária do grupo com primeira suplência de senador. Entretanto, alguns membros ainda não desistiram da candidatura à vice-governador. O nome indicado pelo partido é o ex-secretário do Trabalho, José Antônio Heluy. Além dele,do Baixo Parnaíba cogita-se também a indicação do deputado estadual Victor Mendes (PV) e do ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques.
 Sobre essa escolha, o presidente do PMDB afirma que já existe um perfil pré-traçado como exigência para quem ocupará a vaga. “Estamos aguardando. A vice é um complemento na chapa. Estamos buscando uma pessoa que venha somar e representar, com conhecimento e certa experiência política”, disse.
 Até o momento, o Partido Republicano ainda não se manifestou oficialmente para compor a coligação dos partidos na eleição proporcional. Apesar disso, Remi Ribeiro garante que o partido continua como aliado e que o momento é o de definir como a legenda se encaixará na coligação proporcional. “Ainda há uma indefinição no caso do PR. Já estamos com praticamente tudo combinado e acertado, mas precisa saber como ele vai se acomodar nas chapas, por conta das alianças que se filiaram em partidos considerados menores”, disse

Apoio de lideranças
do Baixo Parnaíba

O senador e pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, Lobão Filho, deu continuidade, na sexta-feira (13), à sua agenda encontros e visitas ao interior do estado para reunir-se com lideranças políticas, sindicais e comunitárias. Desta vez, o senador esteve no município de Brejo, acompanhado do Deputado Federal e pré-candidato ao Senado, Gastão Vieira (PMDB).
Durante todo o dia, os pré-candidatos participaram de intensa agenda com a comunidade, conversando e levando mensagens de esperança sobre os rumos do Maranhão. Na ocasião, Lobão Filho reforçou o discurso que vem difundindo sobre mudanças: “Se Deus me der essa oportunidade, vamos viver tempos diferentes no nosso estado. Vamos fazer os maranhenses terem orgulho do Maranhão”, garantiu.
Em reunião no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Brejo, o prefeito da cidade, Dr. Omar (PV), assegurou total apoio à pré-candidatura do senador e afirmou que seu palanque será também de Lobão Filho quando tiver início o período de propaganda eleitoral. “Estamos aqui pra dizer que vamos apoiar este grupo porque o conhecemos e sabemos que é um grupo trabalhador”, declarou.
O senador também recebeu o apoio do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Filho (PP), que atribuiu a Deus a oportunidade do Maranhão ter como pré-candidato o senador Lobão Filho. “Deus escreve certo por linhas tortas. Tinha que ser o ele [Lobão Filho]”, disse, referindo-se à desistência da pré-candidatura ao Governo do Maranhão por Luiz Fernando.
Além das lideranças locais, estiveram presentes no encontro, representantes de toda a região do Baixo Parnaíba. Entre eles, a prefeita de Anapurus, Tina Monteles (PRB); o ex-prefeito de Brejo, Miguel Jacinto; o vice-prefeito, Chico Caldas; e vereadores de Buriti.
Ao final do dia, Lobão Filho participou da 4ª edição do Arraial do Sítio Santo Antônio, evento idealizado pelo deputado estadual Marcos Caldas (PT), que já integra a tradicional programação junina da região. O festejo é aberto ao público e a verba arrecadada nas barracas é revertida em doações para instituições filantrópicas no município.
Ontem (14) o senador visitou o município de Chapadinha e, na segunda-feira (17), segue para Imperatriz, onde deverá reunir-se com o presidente eleito da câmara dos vereadores, José Carlos Soares (PTB) e, em um segundo momento, com a comunidade evangélica na igreja Assembleia de Deus.
Projetos – O prefeito fez questão de elencar obras que beneficiaram o município de Brejo, viabilizadas por Gastão Vieira, pelo ex-governador Edison Lobão e pelo deputado estadual Carlos Filho do PV, também presente na reunião. Ele ainda destacou a riqueza do estado, com o 16º PIB nacional, contrariando as acusações do grupo opositor de que o Maranhão seria o estado mais pobre do país.
Em seguida, o deputado Gastão Vieira fez um discurso otimista e surpreendeu o público quando, provocado pelo prefeito da cidade, prometeu viabilizar, até o final do ano, uma universidade pública federal para o município, para que os jovens não precisem mais se deslocar até Teresina ou São Luís para estudar. “Temos um extenso trabalho em educação nesta região e Brejo tem tradição de boas escolas e bons educadores, não podemos negligenciar o ensino superior. Para a realização deste projeto, sei que poderei contar com o Ministro José Henrique Paim e com a presidente Dilma”, finalizou confiante. (Assessoria)