Brasília-DF – A presidenta Dilma Rousseff aceitou o pedido de demissão apresentado pelo ministro do Turismo, Pedro Novais. De acordo com a ministra da Secretaria de Comunicação Social, da Presidência da República, Helena Chagas, Dilma decidirá nas próximas horas quem será o substituto de Novais.
Segundo a ministra, a reunião de Dilma com Novais em que ele comunicou sua saída durou cerca de 15 minutos e foi acompanhada pelo vice-presidente Michel Temer.
Segundo colaboradores de Novais, antes de renunciar ao cargo, ele disse que pretendia manter-se na função. Porém, Novais comentou com aliados que era alvo de pressão do PMDB para abrir mão da pasta e prestar esclarecimentos sobre as denúncias que o envolvem.
A situação do ministro se complicou após as reportagens publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo que mostram o uso de recursos da Câmara para pagar sua governanta e que sua mulher, Maria Helena de Melo, utilizava os serviços de um motorista da Câmara.
Até o fechamento desta edição, o nome do novo ministro ainda não havia sido anunciado. A bancada do PMDB na Câmara decidiu que a presidenta Dilma Rousseff escolheria entre os 79 deputados que integram a legenda na Casa quem será o substituto de Pedro Novais. Segundo o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), a expectativa era de que o nome do substituto seria anunciado ainda ontem.

Íntegra da carta
“Excelentíssima Senhora Presidenta Dilma Rousseff,
Cumpro o dever de pedir-lhe minha exoneração do cargo de Ministro de Estado do Turismo, para o qual fui honrosamente nomeado por Vossa Excelência.
Aproveito o ensejo para externar-lhe meus protestos de elevada consideração e respeito”.