Desde o dia 11, quarta-feira, que diversos passageiros têm encontrado problemas na hora do embarque no aeroporto Renato Cortez Moreira. Desde então, em todos os voos, sempre há passageiros que não conseguem embarcar por terem seus bilhetes bloqueados pela companhia aérea, já que a emissão desses bilhetes aconteceu de forma irregular, com a utilização da conta de uma agência que não é, na verdade, da agência vendedora do bilhete. Segundo o apurado, a fraude que teria sido iniciada em 1° de março, pode chegar a hum milhão de reais.
COMO FUNCIONAVA – Pessoas inescrupulosas se apropriaram da senha de uma agência de turismo emitindo centenas de bilhetes para os mais diversos destinos nacionais e até internacionais. Para que a agência utilizada como emissora das passagens não descobrisse o golpe, os fraudadores emitiam inclusive, os boletos de pagamentos, sempre com quantias mínimas, na maioria dos casos, apenas os valores correspondentes às taxas de embarque, e bancavam o pagamento nas agências bancárias, para que a agência não tivesse seu crédito bloqueado. Com isso, o valor maior ficava para ser faturado e cobrado mais à frente, dentro dos prazos de pagamentos convencionados pela companhia aérea. Assim, quem “vendia” o bilhete embolsava o pagamento efetuado pelo cliente.
Acontece, que de tão fácil, o golpe passou a ser dividido e praticado por diversos elementos, fugiu do controle e uma fatura deixou de ser paga, com a empresa vítima da fraude recebendo uma cobrança da empresa aérea. Seu responsável, então, ao contatar a empresa, negou a dívida, afirmando que desde janeiro não emitia bilhetes, quando então veio a informação de que era o contrário, pois haviam emissões de bilhetes em praticamente todos os dias dos meses de março e abril.
BILHETES BLOQUEADOS – Com a informação, a empresa fraudada promoveu então um levantamento de todos os bilhetes emitidos, separando o que já havia sido voado e que nada mais poderia ser feito, daqueles ainda não voados, solicitando então da TAM o bloqueio desses bilhetes, o que aconteceu e resultou no impedimento do embarque de, até agora, dezenas de passageiros. No aeroporto, diante do problema a empresa orienta o passageiro para entrar em contato com quem o bilhete foi adquirido e já aconteceram diversos casos de embarques com novos bilhetes. A expectativa é que o caso até aqui, sem inquérito policial, já que ainda não houve denúncia à autoridade policial, tome outra dimensão e aponte os culpados.