As eleições municipais deste ano apresentarão ao seu final mudanças entre os partidos que têm conquistado posição na região tocantina. Muitos partidos considerados fortes, como PMDB, PSDB e DEMOCRATAS, ainda não têm a certeza de que manterão suas importâncias políticas com o processo eleitoral. Pelo segundo pleito consecutivo, o PMDB em Imperatriz ficará de fora do comando da segunda maior cidade do Estado e deverá se conter com a eleição de vereadores. O espaço que o partido está perdendo poderá apresentar a ascensão de uma nova sigla, o DEM, que nunca chegou à prefeitura. Concorrendo com candidato próprio, pode atingir este objetivo.
Por outro lado, o PSDB também pleiteia manter-se no comando da cidade com a reeleição do atual prefeito Madeira - hoje apontado como o favorito para continuar e inclusive quebrando o tabu que pendura desde que foi implantada a reeleição no País.
Outros partidos menores, como PRTB, PTB e PT, tentam ocupar um espaço maior e que, no caso do PT, já chegou a ocupar. Com candidato próprio, os petistas imaginam repetir o fenômeno que elegeu Jomar Fernandes prefeito ou, no máximo, voltar a ocupar com dois vereadores o parlamento municipal.
Quanto ao PCdoB, deverá permanecer no mesmo patamar em decorrência da articulação errada feita pelo presidente estadual Flávio Dino, que está sendo chamado de “detonador de candidatos” em Imperatriz. Primeiro atraiu o vereador Sanches com a promessa de ser o candidato da sigla a prefeito, depois envolveu o deputado Carlinhos Amorim no chamado “Pacote Vermelho”, prometendo apoios de todos os chamados partidos de oposição. A estratégia deu errado. Sanches fora, PSB e PP fora e Carlinhos teve que se virar praticamente sozinho e com pouco tempo na propaganda.
Na região, o PSDB luta para garantir ainda o comando da cidade de Açailândia, onde a disputa é com o PMDB. Já o PV, com Adriana em Amarante, Alex em Brejão, Zeca Pereira em Estreito, dr. Valdivino em Montes Altos e Vagtônio Brandão em Buritirana, trabalha para eleger prefeitos e vereadores se tornando uma das forças na região.
Um nanico que está se tornando forte é o PTdoB, que é dirigido no estado pelo deputado Lourival Mendes e que, pela primeira vez, disputará as eleições com candidatos a prefeito, vice e a vereador. Com Cristiane Damião em Bom Jesus das Selvas e William Marinho em Governador Edison Lobão, candidatos a prefeito e mais de 45 candidatos a vereador, a legenda deverá contabilizar um saldo positivo este ano e, desta forma, ampliar seu leque visando as eleições futuras.
Pelo primeiro ano participando das eleições, o PSD e PPL devem ficar mesmo com a eleição de vereadores em Imperatriz, entre um a dois, e em Governador Edison Lobão, a mesma quantidade. Na região, o PMDB ainda deverá eleger o maior número de prefeitos e vereadores. (W.M)